O projeto Extrema Qualifica iniciou, nesta segunda-feira (6), o curso de Cuidador de Idosos. A capacitação, oferecida a 23 pessoas, acontece até o dia 22 de novembro, totalizando 180 horas. O objetivo é capacitar pessoas para assistir o idoso no seu cotidiano, visando a promoção de sua saúde física, emocional, familiar e social com qualidade de vida. Entre os assuntos abordados no curso estão o mercado de trabalho para o cuidador, a legislação e a política de atenção ao idoso, principais doenças e problemas enfrentados pela população idosa, cuidados paliativos e finitude, qualidade de vida na velhice e prevenção e promoção da saúde.
Aprovado pelo Grupo Coordenador do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Funemp), o “Extrema Qualifica” é executado em parceria entre as secretarias de Turismo, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, juntamente com o e Senac, entidade executora do projeto.
Os interessados em participar do projeto de qualificação profissional devem procurar o Setor de Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, de segunda a quarta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 16h. Terças e quintas, das 8h às 10h. Mais informações: (35) 3435-5167.
Com duração de 3 a 220 horas, as capacitações oferecem 500 vagas em 11 cursos, 7 workshops e 3 palestras nas áreas de turismo e hospitalidade. O objetivo do projeto é qualificar profissionalmente a população extremense com faixa etária de 16 a 60 anos, em especial aquelas desempregadas ou assistidas pelo Cadastro Único do Governo Federal pelo programa Bolsa Família.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema