O paisagismo, muito além do impacto estético no ambiente, promove bem estar para a população e pode contribuir para a geração de renda do município ao atrair turistas e incentivar atividades comerciais relacionadas, como pousadas, restaurantes, passeios e trilhas.
A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, ciente desses benefícios, resolveu investir em projetos paisagísticos para melhorar a qualidade de vida dos habitantes da cidade e fomentar a atividade turística.
O foco inicial são as principais avenidas de acesso à cidade e as praças com potencial turístico. Até o momento, foram implantados projetos no Centro de Informações Turísticas (CIT), que funciona na Praça Presidente Vargas, no Centro, e também na Avenida Nicolau Cesarino. Todavia, há propostas de projetos para as avenidas Lavapés, Tancredo Neves e Alcebíades Gilli, assim como para outras praças.
Centro de Informações Turísticas (CIT) de Extrema
Implantou-se um jardim no estilo tropical utilizando-se as espécies Alpínia (Alpinia zerumbet), Russélia (Russelia equisetiformis), Antúrio (Anthurium andreanum) e Bulbine (Bulbine frutescens).
Projeto revitalização Paisagística da Av. Nicolau Cesarino
Até o momento, três projetos foram implantados na Av. Nicolau Cesarino, porém mais projetos estão previstos.
- Rotatória em frente à Rodoviária
Essa rotatória apresentava um jardim debilitado. Portanto, decidiu-se revitalizá-lo com espécies tropicais de plantas que combinassem com as já existentes Pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) e Estrelítzia (Strelitzia reginae). Foram utilizadas as plantas Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), Agave (Agave americana), Bulbine (Bulbine frutescens), Agapantus azul (Agapanthus africanus) e Abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea). Além disso, também foi explorado o uso de rochas nesse jardim.
- Canteiro próximo à rotatória em frente à Rodoviária
Nesse canteiro foram utilizadas as espécies Lantana (Lantana camara), Lavanda (Lavandula dentata) e Bulbine (Bulbine frutescens).
- Rotatória próxima ao Pronto Socorro Municipal
Esse jardim foi enriquecido e recuperado com as espécies Agapantus azul (Agapanthus africanus), Abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea) e Bulbine (Bulbine frutescens).
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema