Durante manhã de 21 de dezembro, o 59° Batalhão de Polícia Militar realizou o 1° Torneio de Direitos Humanos. O evento contou com a presença do Subcomandante da Unidade, Major PM Sérgio de Castro Carolino e foi realizado no Hotel Áustria, em Monte Verde. Concomitantemente, foram realizadas as entregas das premiações aos profissionais que destacaram-se durante a execução de suas atividades no mês de novembro.
O torneio tratou-se de uma prova dinâmica, em que as equipes realizaram cinco diferentes abordagens; em cada uma delas, os militares enfrentaram um novo desafio, com personagens que simulavam situações de vulnerabilidade social, fomentando o ideal de uma Polícia que integra e inclui.
As simulações tiveram o objetivo de verificar o discernimento do profissional, no momento das abordagens, as quais envolviam mulheres, crianças, transgêneros, portadores de deficiência, entre outros. Os militares ainda tiveram a oportunidade de melhorar seus conhecimentos práticos sobre o disposto na Diretriz N° 3.01.05/2010 – CG, que versa sobre a Filosofia dos Direitos Humanos na PMMG.
A equipe composta pelo Cb PM Bruno Soares de Sá e pelo Cb PM Rafael Marques Rodrigues foi a vencedora do torneio. Em segundo lugar ficaram o Sgt PM Lopes e o Sd PM Ferreira. O terceiro lugar ficou com o 3° Sgt PM Edilson e o Sd PM Cunha.
Durante as premiações alusivas ao mês de novembro, o 2° Ten PM Wilion José da Silva Júnior, da 278ª Cia PM e o Cb PM Bruno Soares de Sá, da 149ª Cia PM foram agraciados com o prêmio “Excelente do Mês”. A Cb PM Priscila Kele Junqueira Herculano foi o destaque do Centro de Operações – COPOM e os funcionários civis Natan Kameya e Vinicius Amorim foram os destaques do Pelotão de Comando e Serviços – PCS.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 59° BPM