Na tarde do domingo passado, 20 de janeiro, por volta dás 18h, duas equipes do 3º Pelotão de Bombeiros Militar em Extrema, compareceram a Rodovia Fernão Dias (BR381) altura do km 946 no sentido Belo Horizonte/São Paulo, para atendimento a um grave acidente envolvendo seis veículos, sendo que um dos veículos envolvidos era um carreta bitrem que transportava uma carga perigosa. Segundo informações colhidas no local, um dos veículos rodou na pista, bateu na mureta de proteção, em seguida outros carros que vinham atrás também bateram e a carreta ao tentar desviar acabou tombando na pista de rolamento da via.
Chegando ao local da ocorrência, os militares do Corpo de Bombeiros, depararam com quatro carros de passeio envolvidos no acidente e um caminhão-tanque tombado no canteiro central entre as duas pistas. Um dos primeiros procedimentos adotados pelos militares no local foi a identificação da carga que estava sendo transportada pelo caminhão, e, após consulta, constataram tratar-se de Etilbenzeno, nº ONU 175, um líquido altamente inflamável e que oferecia riscos de incêndio e explosões.
Após essa constatação, os bombeiros militares realizaram o isolamento do local, como prevêem os manuais de segurança para acidentes envolvendo cargas perigosas e, ato contínuo, após colocarem os equipamentos de proteção individual, dirigiram-se até um dos carros onde haviam duas vítimas presas às ferragens, e, assim que conseguiram retirá-las, foram entregues à ambulância da Autopista Fernão Dias que as transportou para o hospital em Bragança Paulista.
Como havia riscos de incêndio devido a um vazamento da carga do caminhão, o trânsito foi desviando por dentro da cidade de Extrema. Também foram acionados os responsáveis pela carga para que pudessem realizar o transbordo da mesma para que a carreta pudesse ser retirada do local em segurança. Durante todo esse tempo, os Bombeiros permaneceram no local realizando prevenção, o que só foi concluído no dia seguinte por volta das 07h00.
Atuaram nessa ocorrência os militares: Cb Miari, Cb Emerson Cardoso, Sd Dilly, chefiados pelo 2º Sgt Vladimir.
Por: José de Alencar Gomes, 1º Sgt BM
Aux Adm do 3º Pel BM – Extrema