Na quarta-feira, 11/12, se reuniram na Escola do Legislativo em Pouso Alegre/MG as seis cidades do Parlamento Jovem Regional Sul de Minas. O objetivo foi desenvolver os trabalhos do PJ Minas no extremo regional mineiro.
Coordenadores do projeto, vereadores e presidentes de Câmaras de Camanducaia, Carvalhópolis, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas e Monte Sião discutiram o passo a passo da iniciativa e traçaram as primeiras metas dos trabalhos que serão desenvolvidos nos municípios e na etapa regional.
O Parlamento Jovem de Minas tem como objetivo estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento; despertar nos jovens o interesse pela agenda sociopolítica de seu município e o exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade; criar um espaço de debate, estudos e pesquisas entre os jovens; e incentivar o envolvimento das Câmaras em atividades de educação para a cidadania.
A ação é desenvolvida em três etapas: âmbito municipal (com a mobilização dos estudantes para a realização das atividades que serão realizadas e monitoradas por um coordenador na Câmara Municipal); regional (na cidade Polo) e a terceira que versa a esfera estadual (onde cinco estudantes de cada município irão apresentar os resultados dos trabalhos na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Na edição de 2014 o tema central dos trabalhos será “Envelhecimento e qualidade de vida”. No final serão apresentadas propostas que depois da etapa regional serão levadas à plenária e escolhidas as melhores propostas que serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG. Os coordenadores participaram de um encontro preparatório em Belo Horizonte. (Foto: ASCOM/CMC)