O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Camanducaia divulgou, neste mês, o edital de convocação para o processo de escolha, em data unificada, para membros do Conselho Tutelar do município, para o quadriênio 2020/2023. A eleição acontecerá no dia 06 de outubro de 2019 (domingo) e a posse ocorrerá em 10 de janeiro de 2020.
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos.
Para se candidatar, o cidadão precisa preencher os seguintes requisitos: reconhecida idoneidade moral; idade igual ou superior a 21 (vinte e um) anos; residir no município; estar quites com as obrigações eleitorais e no gozo de seus direitos políticos; apresentar no momento da inscrição certificado de conclusão de curso equivalente ao ensino médio; submeter-se à prova de conhecimento sobre o direito da criança e do adolescente, de caráter eliminatório, a ser formulada por uma comissão examinadora designada pelo CMDCA.
A inscrição dos candidatos será efetuada pessoalmente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Camanducaia, localizado na Rua Cônego Leopoldo Peirone, número 91, das 09h às 16h, de 13 de maio a 13 de junho.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema