O Grupo de Ballet da ABMV – Associação Beneficente de Monte Verde e o Grupo Letônia Skaņumājas Muzikanti, vindo especialmente da Europa – Letônia, abrem a programação da 7ª Edição do Festival de Inverno de Monte Verde 2019. O evento começa neste sábado, 6, e continua até dia 27 de julho, com atrações culturais gratuitas para toda a família.
Monte Verde, distrito de Camanducaia, é conhecido como a Suíça Mineira e está localizado no meio da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais. Seus principais atrativos são o frio, as belezas naturais, aliados à cultura, à boa gastronomia e hospitalidade dos moradores e comerciantes locais.
A maioria das apresentações do Festival começa com um cortejo pela avenida principal de Monte Verde, até a Praça da Galeria Suíça, onde as encenações acontecem ao ar livre. O evento contará com atrações culturais de música, circo, teatro e dança, vindas de todo o Brasil. Ainda no primeiro sábado, o Festival conta com o Grupo Atrás do Pano, de Belo Horizonte, que vai comandar o espetáculo “Estórias Cantantes”. A proposta é interagir com o público a partir de brincadeira e músicas inspiradas na riqueza e diversidade da cultura popular brasileira.
A 7ª Edição segue com as tradicionais apresentações de música irlandesa, com a Brasil Caledônia Pipe Band, que apresenta o espetáculo “Banda Brasil Caledonia, Highland Dance Brasil, OranIrish Music e Cia Celta Brasil”. Com integrantes de várias regiões brasileiras, a banda leva para Monte Verde uma experiência musical com gaitas, percussões, danças celtas, quarteto musical e dança irlandesa.
Do Rio de Janeiro, chegam Os Ciclomáticos com o premiado espetáculo “Ariano – o Cavaleiro Sertanejo”. Do estado de São Paulo, vêm os Rabugentos Cia Teatral, com de “Melobramas de Picadeiro” e a Cia Tomara que não Chova, com a “Caravana Roliday”. A programação teatral do evento conta ainda com o Grupo de Teatro de Monte Verde, que apresenta o espetáculo “Xique Xique”.
Para fechar em alto nível, o Festival termina com concerto da Orquestra Filarmônica Melhoramentos Caieiras, regido pelo maestro Luiz Crema. O evento tem a chancela da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Melhoramentos Florestal, através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É organizado pela Prefeitura de Camanducaia, com gestão da Associação Trium Brasil e Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e apoio do COMTUR, da ACMV e da AHPMV.
Fonte: Bibi Rodriguez