Prefeita Vivi faz balanço sobre sua gestão no 1° semestre de 2019

IMG_8464

Gestão municipal vem buscando dar atenção a todos os setores da administração

Figurando na 299ª posição no Ranking de Eficiência Municipal (REM-F) do Brasil entre 5.281 cidades pesquisadas pela Folha de São Paulo e considerada a 71ª melhor cidade para se viver em Minas Gerais pelo Índice de Desenvolvimento Municipal da FIRJAN, Itapeva/MG está em uma fase de transformações estruturais e econômicas

De acordo com a Prefeita Cláudia Viveani de Moraes Andrade “Vivi”, a cidade hoje pode ser vista com outros olhos, tanto por moradores como por visitantes e turistas. Ela destaca a forma com que as mudanças têm sido realizadas em sua gestão. O que antes recebia apenas manutenção, hoje vem sendo totalmente reformulado para melhor atender à população. Para ela, o município tem recebido uma nova forma de olhar e de gerir. “Estamos dando um novo visual para a cidade”, comenta.

Ao mesmo tempo, todos os outros setores recebem a atenção da Administração Municipal. “A questão é trabalhar em todas as frentes”, pontua. “As verbas não são investidas apenas em obras ou em festas”. A intenção da Prefeitura é não deixar nenhuma área descoberta e sem investimentos.

Na saúde, investimentos foram para contratação e manutenção de médicos e outros profissionais na área da saúde. Também se destacam a conquista de uma ambulância, bem como o fomento em materiais de consumo e permanentes, as aulas de zumba e os tratamentos fora do domicílio (TFD) em diversas cidades dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Ressaltam-se ainda as atividades do NASF e das ESF´s e, em breve, será construída uma academia para atender tais programas.

Na educação, realizou-se a inauguração de uma nova creche, bem como os investimentos em mobiliários e em infraestrutura e capacitação dos profissionais da área, bem como da manutenção da alta qualidade da merenda escolar, supervisionada por nutricionista.

Em relação ao funcionalismo, foram empossados diversos concursados do ano passado, bem como a Prefeitura segue cumprindo à risca com suas obrigações com cada servidor público.

Na área da segurança pública, a Prefeitura vem apoiando as atividades do Conselho Antidrogas, mantendo convênios com as polícias militar e civil e, recentemente, entregou uma viatura aos policiais militares, a qual foi repassada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Na esfera de esportes, cultura, lazer e turismo foram entregues doze academias ao ar livre, realizados campeonatos internos, houve a participação no JEMG e Copa Alterosa de Futebol. Itapeva ainda se manteve no Mapa Federal do Turismo, habilitou ICMS Cultural e segue realizando e apoiando eventos como a Festa de São Sebastião, Carnaval de Rua, Junifest, Comédia Teatral “Até que o Tinder nos Separe”, Sarau da Família, entre outros. E, nos dias 6 e 7 de setembro de 2019, ocorrerá o 1º Festival de Culturas da cidade. A Prefeitura teve atendido seu pleito no sentido da instalação de torres de telefonia móvel/celular da operadora Vivo nos Distritos Areias e Tropical Flores, que já se encontram em pleno funcionamento.

Na área de obras, destacam-se as aquisições de uma retroescavadeira, caminhão com caçamba, manutenção em estradas e pontes, pavimentação de ruas, operação tapa-buracos, pavimentação do acesso ao ponto turístico Pedra Chata e a revitalização da Praça Prefeito João Leme Silva.

No Setor Social sobressaíram-se a criação do Conselho do Idoso, grupos de convivência, balcão de empregos e a manutenção das atividades do CRAS e do Programa Bolsa Família.

A Prefeitura de Itapeva tem apresentado um diferencial ao procurar constantemente por novas parcerias junto à órgãos dos governos federal e estadual. Em diversas reuniões, Vivi busca angariar recursos e novos investimentos para a cidade. Para isso, a cidade trabalha com convênios e depende dos repasses estaduais para manter o equilíbrio da gestão.

Em um balanço, a Prefeita Vivi comenta que Itapeva está em uma boa fase. Apesar das dificuldades encontradas com os atrasos por parte do estado, foi possível manter as contas em relativo equilíbrio, mesmo com uma dívida de cerca de R$ 5 milhões por parte do Governo Estadual que somente começará a ser regularizado a partir do ano que vem.

Um desses casos aconteceu na última semana. Cláudia Viveani esteve em Belo Horizonte, na sede do Instituto Integrado de Desenvolvimento Econômico no intuito de conseguir uma parceria para a implantação de novas empresas na cidade. Com isso, a Administração visa aumentar a geração de empregos e a qualidade de vida da população. Paralelamente, buscando ampliar receitas próprias, a Prefeitura contratou empresas para georreferenciamento imobiliário e para apuração do VAF/ICMS junto ao Governo do Estado de Minas.

“A bola da vez é Itapeva, mas temos que trabalhar para colher os bons frutos”, comenta Vivi. Em seu segundo mandato, a Prefeita possui boas perspectivas para o futuro da cidade. Incansável, Vivi afirma que continuará em busca de novos recursos e olhares confiantes para o município que, com mais de 10 mil habitantes, cresça e se desenvolva ainda mais.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>