Foi adiada para 2015 a medida que determina que toda gasolina vendida no Brasil seja aditivada, acabando assim com a comercialização da gasolina comum. Componentes que ajudam a evitar o acúmulo de impurezas nas peças, como o detergente, serão adicionados compulsoriamente pela Petrobras.O adiamento se deu pela falta de definição sobre quem faria a mistura.
Segundo o gerente da área de abastecimento da Petrobras, Frederico Kremer, as distribuidoras serão obrigadas a oferecer mais atributos para os produtos aditivados que serão utilizados na mistura do combustível, que não só a pureza. “O teor de pureza vai ser padrão. As distribuidoras serão obrigadas a utilizar aditivos que beneficiem o desempenho dos carros”, diz. O executivo não soube informar, entretanto, se as mudanças estabelecidas pela Petrobras causariam impacto no preço final para o consumidor.
Sem enxofre
A estatal informou, no entanto, que a partir do próximo mês, os postos passarão a vender o combustível com menor teor de enxofre. O novo padrão busca trazer um benefício ambiental -menor emissão de gases poluentes- e para a manutenção dos veículos -redução de impurezas e maior vida útil de componentes.
Diferentemente do diesel, para o qual a recente mudança de padrão provocou forte impacto na indústria de caminhões, os carros brasileiros já estão preparados para a nova composição.
A alteração só será notada por motoristas mais atentos que observarem a coloração mais rosada e o novo odor do combustível nas bombas.
A nova gasolina aproxima o Brasil do resto do mundo. Ajudará a otimizar tecnologias para reduzir o consumo dos veículos, hoje disponíveis fora do país, como a injeção direta, e necessárias para que as montadoras alcancem as metas de eficiência energética impostas pelo regime automotivo.
Fonte :http://www.opovo.com.br