Como os pneus acumulam odores pelo caminho, os animais de estimação ficam loucos para marcar território. Mas você tem uma solução para não estragar suas rodas
Cachorros são animais que parecem nascer programados para usar roda de carro como banheiro. Fazer xixi na roda faz sentido: especialistas dizem que isso acontece porque o pneu acumula odores dos lugares por onde passa, atraindo a atenção dos cães.
O faro apurado deles é estimulado por esse oásis de percepções, o que leva o dog a querer marcar território – cachorros são assim, gente – não é culpa do bichinho.
O problema: o xixi é ácido e salino, uma combinação terrível para o metal e pintura das rodas. Na tentativa de evitar essa situação que corrói rodas, parafusos e discos de freio, tem até quem coloque garrafas pet com água na frente das rodas para afastar os animais de estimação. Mas o método não tem comprovação científica.
Como não dá para vigiar nossos amigos de quatro patas 24 horas por dia, existem essas capas de rodas que protegem o carro da mira dos cãezinhos.
Autoesporte avaliou as capas da marca MR2, feitas de plástico impermeável e com elástico para prendê-las nos pneus. Elas são indicadas para rodas de até 16 polegadas, mas cobriu bem um conjunto aro 17. Existem outros tamanhos, sempre de corino e com reforço nas emendas.
Como você não deve ter contato com a urina, outro ponto negativo, além do preço, é a falta de uma lingueta para manipular a capa depois da utilização. E apesar de ser fácil revestir o pneu, a rotina pode ser chata e cansativa depois de um dia cheio.
Durante nosso teste, feito em uma casa com diversos cachorros, nenhum urinou na cobertura. A matilha menosprezou a capa. Mas caso tivessem feito xixi nela, seria meio nojento retirá-la depois. O correto seria lavá-la após cada carimbada, o que daria ainda mais trabalho.
Resumindo: o produto cumpre o que promete e o elástico prende bem a capa na roda. Só uma peça não chega a pesar no bolso, a menos que você precise adquirir quatro capas. De qualquer forma, é mais barato investir na proteção do que ter que comprar rodas novas.
Fonte: Revista Auto Esporte