A Prefeitura de Bragança Paulista iniciou, em maio do ano passado, a campanha ‘Cessa Fogo’, com objetivo de evitar os altos índices de queimadas no município. Apesar de ainda estarmos no verão, este ano a Prefeitura antecipou a campanha, já que com a baixa umidade do ar, incomum neste período, o risco de queimadas aumenta consideravelmente.
No dia 29/01, foram registradas duas queimadas de grandes proporções, uma em frente ao condomínio Euroville e outra no Jd. Santa Helena, nas proximidades da Avenida Salvador Markowicz. Próximo ao condomínio, além do Corpo de Bombeiros, foi necessária atuação emergencial inclusive de funcionários da Administração Municipal, que jogou terra para conter o alastramento do fogo. Já na noite do dia 30/01, ocorreu uma queimada nas proximidades do Aeroclube de Bragança Paulista, também necessitando da ação da Administração.
Em 2013, foram vistoriadas 16 denúncias procedentes de queimadas, de grande e média proporção, que juntas somam uma área de 93.129 m².
A Prefeitura aplicou multas que somam R$26,5 mil. Apesar disto, apenas R$2,3 mil entraram nos cofres públicos, já que muitos dos proprietários dos terrenos recorreram das autuações e os casos estão em análise recursal.
As causas mais frequentes de fogo no município estão relacionadas a ações criminosas de terceiros e a queimadas realizadas para limpeza de lotes baldios sem os devidos cuidados.
A Lei Municipal nº4236, de 22 de junho de 2011, versa sobre o assunto e estipula multas para quem incorre neste tipo de infração.
Interessados em mais informações sobre a campanha podem entrar em contato pelo telefone 11 4034-6780 ou meioambiente@braganca.sp.gov.br. Vale lembrar que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente não atua no combate aos incêndios, cabe ao órgão apenas a aplicação de multas aos responsáveis ou proprietários dos terrenos. Em caso de incêndios ligue para o Corpo de Bombeiros 193.
Foto: Reprodução