Na última terça-feira (03/12), foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para mandato de dois anos, no biênio 2020/2022. Os conselheiros são responsáveis pela coordenação, em âmbito municipal, da Política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social – Bragança Paulista – SUAS/BP.
A eleição foi realizada na sede dos Conselhos Municipais, localizada na Praça Hafiz Abi Chedid, nº 115 – Jardim América e todo pleito foi acompanhado pela Secretária Municipal de Ação e Desenvolvimento Social Margarete Alvarenga, pelo Chefe de Divisão Alexandre Martins e pela Presidente do CMAS Harumi Kawagoe Alvarisa Lima. Após apuração dos votos, foram eleitos:
Representantes de entidades ou organizações de assistência social:
1° Carla do Carmo Sabella Oliveira (titular) e Mônica Roberta Borges Garcia Guilhardi (suplente) ambas representantes do SAMA, com 9 votos válidos;
2° Daniele Bueno de Oliveira (titular) e Jefferson Donizete Bueno (suplente), com 8 votos válidos.
Representantes dos Trabalhadores do SUAS:
1° Carlos Henrique Ribeiro Domingues (titular) e Carina Aparecida Martim Rodrigues (suplente), com 6 votos válidos;
2° Deliana Silva (titular) e Nelson da Silva Rodrigues Duarte (suplente), com 5 votos válidos.
Representantes dos usuários da assistência social ou de organizações de usuários de assistência social:
1° Dilma Serafim – CRAS Águas Claras com 7 votos (titular) e Lariza Rafaela Lopes da Costa – CRAS Águas Claras com 4 votos (suplente);
2° Clélia Oliveira Santos – CRAS Dr. Jacinto Soares de Lima Junior com 6 votos (titular) e Odila Aparecida Gomes – CRAS Anchieta com 3 votos (suplente).
Entre as competências do CMAS estão: zelar pela implementação do SUAS/BP, levando-se em conta suas especificidades no âmbito municipal e efetiva participação dos segmentos de representação do Conselho; acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão do Programa Bolsa Família (PBF); acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão dos recursos destinados à Assistência Social no município, bem como monitorar os resultados e os impactos sociais, o desempenho e a qualidade do atendimento dos serviços, programas, projeto e benefícios socioassistenciais do SUAS/BP prestados pela Rede Socioassistencial, composta por órgãos públicos e instituições privadas; divulgar e promover a defesa dos direitos socioassistenciais. A Lei que regulamenta o Conselho é a nº 4595, de 06 de novembro de 2017.
Fonte: DIMP – Bragança Paulista