Nos dias 16 e 17 foram realizadas pelo Departamento de Saúde, Atenção Primária à Saúde e Programa de Saúde na Escola (PSE) ações de conscientização sobre o coronavírus aos alunos, professores e colaboradores, na Escola Municipal Edu Valentim Vilaça no Distrito Areias.
A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família passou em cada sala de aula, orientando sobre os sinais e sintomas, explicando corretamente como se deve lavar as mãos e os cuidados para evitar a contaminação e transmissão do vírus.
Reforçou também que o recesso escolar virá com o objetivo de conter a proliferação do coronavírus, por isso respeitar as orientações e ficar em seu domicilio é de suma importância para diminuir e evitar essa transmissão.
Situação de emergência
No início da semana, a Prefeitura de Itapeva implantou em um Comitê Gestor para Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento das Síndromes Respiratórios, visando estudar e desenvolver medidas para combater o avanço do Coronavírus (COVID-19).
Houve reunião com os secretários de Saúde, Educação, Esportes e Assistência Social. Após a reunião, foi decretada situação de emergência de saúde no município, através de decreto, o qual determina a suspensão de atividades socioeducativas, educacionais, esportivas, de meio ambiente e culturais.
As atividades do NASF e do CRAS também foram suspensas. Além disso, foi recomendado que a população evite ambientes com aglomerações, conforme indicado pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. O decreto completo pode ser acessado através das páginas oficiais da Prefeitura de Itapeva.