Desde o começo da pandemia, a Secretaria de Saúde de Extrema criou uma Central de Monitoramento para identificar o mais rápido possível pacientes que apresentam suspeitas da COVID-19, tendo algum dos sintomas gripais.
O paciente, ao entrar em contato pelo WhatsApp pelo número (35) 3435-6353, pode informar os seus sintomas, receber orientações sobre a doença e, se necessário, ele e sua família recebem a notificação de isolamento social.
Diariamente, a Central de Monitoramento entra em contato com essas pessoas, com o auxílio de médicos e enfermeiros. Caso os sintomas se agravem, será solicitada uma visita médica domiciliar e, se necessário, o encaminhamento para o hospital. Dessa maneira, o paciente não precisa ir até uma Unidade Básica de Saúde ou ao Pronto Socorro, evitando a exposição ao vírus.
A Central de Monitoramento tem em sua equipe 3 médicos, dois enfermeiros e mais 7 servidores que auxiliam no atendimento. A equipe vem realizando, diariamente, cerca de 500 atendimentos para a população extremense. Neste período, foram realizadas 144 visitas domiciliares para acompanhamento dos pacientes.
Esse monitoramento vem trazendo um efeito positivo, cuidando das pessoas logo que algum sintoma aparece, o resultado é que 84% dos casos monitorados já estão com alta médica.
O atendimento online acontece das 8h às 17h, de segunda à domingo, pelo WhatsApp no número (35) 3435-6353.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema