Considerando o avanço do sarampo no país, o Ministério da Saúde, juntamente com o Governo do Estado, iniciou no último dia 15 de julho, a segunda fase da Campanha de vacinação contra o sarampo, que acontece até 31 de agosto. Em Bragança Paulista, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde com sala de vacina.
Dessa forma, campanha ocorre para crianças de 6 meses a 29 anos, de forma seletiva, ou seja, só recebe a dose se a caderneta não estiver completa. Para adultos de 30 a 49 anos, todos devem receber a dose, independentemente de já terem tomado.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, neste ano até 27 de junho foram confirmados 688 (12,2%) casos no Estado de São Paulo. Em Bragança Paulista, de janeiro a julho de 2019 houve o registro de 02 casos. No mesmo período em 2020, houve apenas um caso registrado.
O sarampo é uma doença grave de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacina, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação nos serviços de saúde do município.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista