Secretaria de Educação já adquiriu equipamentos de proteção individual para funcionários e alunos
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação, está se preparando para o retorno seguro das aulas na Rede Municipal. Conforme a Portaria SME nº 33, publicada na Imprensa Oficial de 25 de janeiro de 2021, edição nº 991, a volta às aulas está prevista para 8 de fevereiro, conforme as condições determinadas pelo Plano São Paulo do Governo do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Educação adquiriu tapetes sanitizantes, material de limpeza, termômetros, totens com álcool em gel, máscaras face shield para funcionários, além de máscaras para alunos – confeccionadas em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município (FSSM).
Além disso, a equipe de manutenção da Secretaria de Educação está concluindo o ciclo dos serviços de corte de mato, poda de árvores e grama e a retirada de galhos nas 72 escolas, mantendo assim o ambiente limpo.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação Adílson Condesso, nesta semana os pais e responsáveis foram chamados para assinar um termo de responsabilidade em relação ao retorno das aulas presenciais. A frequência presencial dos alunos será facultativa, mas para isso, o responsável deverá optar, por escrito, pela realização das atividades remotas, que serão disponibilizadas pelas unidades escolares através dos meios já utilizados em 2020 e devolvidas às escolas para correção, análise e orientação docente.
O quantitativo de alunos em atividades presenciais ficará limitado ao previsto no Plano São Paulo, conforme a fase em que estiver enquadrado o município, ou seja: até 35% dos alunos, por turma, nas fases vermelha ou laranja; até 70% dos alunos na fase amarela; e até 100% dos alunos nas fases verde ou azul. Nas fases vermelha e laranja, o número de alunos por sala de aula será entre 6 e 10 crianças.
Segundo o Secretário Adílson Condesso, em consulta realizada junto aos pais e responsáveis, cerca de 1/3 deles manifestaram interesse do retorno das aulas presenciais. Dessa forma, a Prefeitura contemplará todos pais e responsáveis, tanto aqueles que desejam o retorno das aulas presenciais, quanto os pretendem manter os filhos remotamente.
Quanto ao transporte escolar, a Secretaria de Educação adequará ao quantitativo de alunos que frequentará presencialmente às aulas, conforme o termo de responsabilidade assinado pelo responsável.
Segundo estudos do Governo do Estado, desde a abertura de mais de 2.800 escolas, em 8 de setembro de 2020, não houve registro de casos de transmissão em ambiente escolar.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista