Após meses de espera da população bragantina, na tarde do dia 22/03, a Administração Fernão Dias realizou a inauguração e início das atividades da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, “DR Valdir da Silva Camargo”, localizada no bairro Vila Davi. A UPA 24h entrou em funcionamento já no domingo, dia 23/03, a partir das 7h.
Embora o prédio já houvesse sido inaugurado na administração anterior, ao assumir o governo, a atual gestão constatou que o local não tinha condições de atender a população devido a vários serviços não concluídos, bem como falta de mobília e equipamentos.
A solenidade, que contou com grande participação popular, reuniu o prefeito Fernão Dias, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme, a vice-prefeita Professora Huguette, secretários municipais, vereadores, representantes do Tiro de Guerra e da Santa Casa de Misericórdia, além dos deputados Beto Trícoli e Guilherme Campos.
O homenageado que dá nome ao prédio, Dr. Valdir da Silva Camargo, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Falou sobre a emoção em ter o nome indicado e agradeceu ao prefeito Fernão Dias pelos esforços realizados para concluir a obra.
Houve em seguida, um ato ecumênico no intuito de abençoar o prédio, funcionários que trabalharão e pacientes que venham ser atendidos no local. A cerimônia foi encerrada com o corte da fita e o descerramento placa inaugural. Os presentes então puderam adentrar no local e conhecer as dependências do novo serviço, que conta com três recepções, adulto, pediátrica e psiquiátrica; um consultório odontológico, quatro pediátricos, quatro adultos e um psiquiátrico; sala de inalação, medicação, coleta, curativo e sutura;
um laboratório; leitos de isolamento adulto e pediátrico; raio x com sala de espera; quatro leitos para emergência, 11 leitos para observação adulto, sete leitos para observação pediátrica, quatro leitos de observação psiquiátrica; salas para esterilização de materiais; necrotério; cozinha e refeitório; almoxarifado; arquivo médico; sala de administração, telefonia e diretoria; sala de chefia de apoio e médica; farmácia; sala de eletrocardiografia e raio x. A UPA contará com 199 funcionários, que trabalharão em plantões.
A atual Administração investiu R$116.381,46 com as readequações necessárias para que o prédio ficasse nos padrões exigidos pelo Ministério de Saúde e também conquistou repasse no valor de R$928,5 mil para aquisição de mobília e equipamentos para a unidade.
A UPA também atenderá pacientes de urgência das cidades de Vargem, Pedra Bela, Tuiuti e Pinhalzinho.
Entrevista ao Jornal O Registro
A reportagem do Jornal O Registro esteve presente na inauguração e conversou com algumas das autoridades presentes.
Dr. Valdir Da Silva Camargo, homenageado com o nome da UPA, é formado em medicina pela UNIFESP, ex-vereador do município, e morador de Bragança há cerca de 40 anos. “Me sinto lisonjeado pela homenagem, principalmente pelo motivo que no meio médico da cidade temos outras pessoas que prestaram serviços relevantes. Fiquei emocionado em ver a obra pronta e que ficou muito boa”.
Prefeito Fernão Dias: “É um salto de qualidade na saúde pública, pois é uma obra que atende os anseios e as diretrizes do SUS e vai atender melhor a população.”
Vice-Prefeita Professora Huguette: “É uma vitória para todos inaugurar a UPA Bragança, pois a população merece esse atendimento nos moldes do SUS. O próximo passo para a saúde do município é melhorar o fornecimento de remédios e também o funcionamento das UBS.”
Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme: “É uma grande conquista para Bragança, porque trazendo a UPA 24h temos a possibilidade de receber os recursos federais e com isso deixamos de ter um gasto com o tesouro municipal”.
Ex-Prefeito Jango: “Quando nós (administração passada) conseguimos através do governo federal o espaço e a verba para a UPA o projeto serviu de modelo para outros municípios do Brasil. E é com imenso prazer ver inauguração desta obra”. (Felipe Brandão/Jornalista)
FOTO: DIMP/PMBP