Walderrama classificou a atual gestão como um grande desafio frente à pandemia da Covid-19. O modelo de gestão pública segue uma linha transparente e totalmente responsável
Bastante positiva e com muito trabalho. Esta é a avaliação dada pelo presidente da Câmara de Extrema, vereador Sidney Soares de Carvalho, o Walderrama, frente ao serviço realizado no primeiro trimestre da atual legislatura.
Mesmo com as sérias adversidades e os recorrentes transtornos gerados pela pandemia da Covid-19, a equipe administrativa da Legislatura não parou com os trabalhos e pautou como prioritária uma série de atividades e condutas ligadas diretamente ao atendimento público, além da maior transparência das atividades que permeiam a gestão da Casa de Leis.
Os atendimentos presenciais na Casa do Cidadão e na Câmara dos Vereadores foram suspensos temporariamente em face da Deliberação Nº 30, da Onda Roxa – do Governo do Estado de Minas Gerais –, mas continuaram sendo oferecidos de maneira remota sem interrupções por meios de diversas plataformas de comunicação e de interação direta com a comunidade. “Nosso compromisso é com o bem estar da população. Não podemos parar com o andamento dos trabalhos porque nos preocupamos com a saúde, a prestação ininterrupta dos serviços e com a qualidade de vida das nossas famílias. Por isso adotamos medidas emergenciais que vão ao encontro do bem estar da nossa comunidade. Criamos canais interativos por meios de aplicativos de conversas e disponibilizamos um atendimento altamente eficaz na Casa do Cidadão. Já na Câmara aprimoramos o diálogo com o munícipe, afim de apresentar uma rápida resposta às demandas. Nossas reuniões ordinárias e extraordinárias passaram a ser veiculadas ao vivo em todos os nossos meios de comunicação em parceria com o cidadão. Também ampliamos a veiculação de notícias e de informativos institucionais em nossas redes sociais e divulgações impressas para levar mais conhecimento sobre as decisões políticas municipais. Realizamos em caráter emergencial reuniões extraordinárias onde foram aprovados inúmeros projetos que traziam a necessidade de dar amparo e auxílio à saúde do munícipe”, comentou Walderrama.
Os desafios impostos na fase epidemiológica ditaram um novo ritmo no atendimento legislativo. Este modelo de gestão pública com base na resposta rápida ao cidadão assumiu um perfil ainda mais responsávele foi intensificado por toda a Casa. De janeiro a março de 2021, foi registrado pela Secretaria Parlamentar um total de 161 requerimentos e 28 projetos de leis (entre resoluções, leis ordinárias e complementares). A grande quantidade de proposições implica no compromisso com o bem estar da comunidade, a seriedade com as coisas públicas e a atenção com as reivindicações que traduzem o investimento em áreas como saúde, educação, ação social, emprego e renda, saneamento básico, cultura e turismo, esporte e lazer e outras pastas.
As equipes de profissionais da Casa do Cidadão atenderam 6.047 pessoas nos primeiros três meses deste ano. Deste total, 5.163 passaram pelos serviços gratuitos do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e 884 pelo PROCON Legislativo. O atendimento inclui o suporte presencial e período remoto (que compreende a Onda Roxa).
“Felizmente foi um trimestre de muito trabalho. Fechamos os primeiros três meses com números muitos positivos e que refletem a reponsabilidade com o cidadão. Mesmo com a suspensão dos atendimentos presenciais na Câmara e na Casa do Cidadão não paramos. A representatividade cidadã é uma engrenagem que precisa estar em constante movimento. Além disso, a projeção da transparência dos atos públicos tornou-se o nosso maior mote de trabalho”, frisou o presidente do Legislativo.
Fonte: ASCOM – Câmara de Extrema