As primeiras ações foram realizadas na E.M. Profª Maria Ignéa Morales Garcia
No último dia 5 de maio, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento dos Agronegócios e Meio Ambiente, revitalizou os canteiros da E.M. Profª Maria Ignéa Morales Garcia com o fornecimento de adubos para o plantio de condimentos básicos, como salsinha e cebolinha, contando com a participação dos “pequenos horticultores” e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios.
O Projeto “Horta Escolar: Cultivando Saberes”, tem por objetivo proporcionar aos estudantes das escolas municipais o contato com a produção de alimentos vegetais, desde a fase da preparação do solo até a colheita, como forma de incentivo à alimentação saudável e como instrumento para a educação ambiental. A horta, inserida no ambiente escolar, pode ser um laboratório vivo que possibilita a união entre teoria e prática de forma contextualizada.
Outra proposta é capacitar os professores coordenadores e professores para o êxito das atividades, bem como disponibilizar os materiais necessários. A implantação de hortas nas escolas tem como importante papel o aumento da conscientização e sensibilização de funcionários, professores, alunos e seus familiares, na adoção de prática agrícola sustentável. Acredita-se que a propagação de tais práticas contribua, simultaneamente, para maior produção de alimentos e mitigação dos impactos ambientais.
Fazem parte do projeto 15 unidades escolares municipais, as quais já possuem canteiros instalados para que aconteça a capacitação, implementação, monitoramento e acompanhamento do projeto. Outras três unidades escolares, a E.M.R. Água Comprida, a E.M. Marisa Valério Pinto e a E.M. Profª Nilza Faria receberam em 2020 a construção dos canteiros.
A Secretaria de Educação, por intermédio do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama, elabora e coordena as atividades de Educação Ambiental, as quais devem ser trabalhadas de forma inter, trans e multidisciplinar. A Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios fornece os adubos minerais e o composto, advindos da composteira do Posto de Monta e orienta tecnicamente os envolvidos no projeto. A Secretaria do Meio Ambiente viabiliza a execução de ações ambientais e no ano passado foi responsável pela construção dos canteiros em três unidades escolares também contempladas.
O projeto “Horta Escolar: Cultivando Saberes” foi adiado devido à pandemia da Covid-19 e está sendo reestruturado pelas secretarias envolvidas, a fim de adequar suas etapas de execução.
Vale lembrar que Bragança Paulista é certificada como Município Agro, programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar a pesquisa e a inovação no setor agrícola, adotar práticas modernas de uso do solo e dos recursos naturais, bem como agregar valor aos produtos, tornando-os mais competitivos no mercado.
A cidade também tem o selo do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
A Administração Municipal tem valorizado as questões ambientais e busca construir constantemente uma sociedade sustentável, justa e pacífica, comprometida com a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista