A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das leis nºs 3866/2006 e 4581/2017, instituiu a organização de hortas escolares em caráter comunitário e programa de incentivo à implantação de hortas da mesma modalidade a todos os munícipes.
O projeto “Hortas Escolares e Comunitárias: Cultivando Saberes” visa proporcionar aos estudantes e munícipes o contato com a produção de alimentos vegetais desde a fase da preparação do solo até a colheita. Sendo essa uma forma de incentivo à alimentação saudável e instrumento para a Educação Ambiental.
Para o êxito das atividades, os professores-coordenadores e professores foram capacitados, materiais foram disponibilizados para sua viabilização; áreas públicas transformadas em espaços produtivos para a comunidade local, amenizando problemas de saúde pública, além de ser uma forma de motivar idosos, aposentados e desempregados a deixarem o ócio e se envolverem na prática do cultivo.
Atualmente, Bragança Paulista conta com 5 hortas comunitárias: Jardim Fraternidade, Toró, Albergue Municipal, Jardim do Lago e Projeto Casulo. Além disso, são 23 unidades escolares participantes.
A inserção de hortas no ambiente escolar e em áreas públicas, pode ser considerada um laboratório vivo que possibilita a união entre teoria e prática de forma contextualizada. Para tal, se faz necessário dar atenção especial ao resgate cultural do cultivo e também aos bons hábitos alimentares.
Para mais informações sobre as hortas e como receber ações comunitárias nos bairros de moradia, basta entrar em contato com o Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama pelo do WhatsApp: 4034-4542 ou pelo e-mail: sv_pindorama @yahoo.com.br ou ainda pelo Facebook: https://www.facebook.com/centrodeeducacaoambientalsalaverdepindorama.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista