Inicialmente serão atendidos 140 alunos do 1º ano do Ensino Médio num espaço provisório, até que seja construído o prédio escolar
Há exatos três anos, o município de Extrema, com o apoio da Secretaria de Educação, veio buscando parcerias com o FIEMG para aderir o Sistema SESI ao município, a fim de desafogar a alta demanda de matrículas do Ensino Médio das escolas estaduais já existentes, além de concretizar o desejo antigo de adotar o Ensino Profissionalizante aos jovens extremenses.
A pauta da extensão de vagas para o Ensino Médio surtiu efeito positivo e os processos evoluíram rapidamente, tendo em vista que o município agilizou o processo de construção da escola SESI e firmou uma parceria com o FIEMG, que construirá em meados de 2025 um prédio com capacidade de atender 600 alunos por turno.
A escola será construída ao lado do prédio do SENAI, sendo o próprio SESI responsável por arcar com os custos da execução da obra, porém, até que a unidade escolar seja concluída, a Prefeitura Municipal determinou que o processo de aplicação do Sistema de Ensino seja agilizado e com isso uma Escola Regular do SESI já será instalada ainda neste 1º semestre de 2024, atendendo inicialmente 4 turmas de 35 alunos cada.
A proposta é de que as turmas existentes dos cursos profissionalizantes do SENAI sejam realocadas em outras salas, que previamente serão alugadas, liberando o espaço desta instituição privada para acolher os 140 alunos que iniciarão no Sistema SESI já em fevereiro de 2024.
A parceria prevê ainda que a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, forneça subsídios para alguns alunos matriculados, a fim de que os apadrinhe com o Projeto Bolsa Estudantil. Um edital ainda será criado para compor os critérios de avaliação desses beneficiários.
Inicialmente, representantes das Secretarias de Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico analisaram os projetos atuais e firmaram entre si estratégicas de ação, com o foco em criar o projeto de lei e posteriormente acelerar o processo de abertura das inscrições e seleção dos candidatos.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema