A ação foi necessária, tendo em vista o baixo estoque do hemocentro de Pouso Alegre, que diariamente salva a vida de centenas de pessoas do Sul de Minas que precisam de transfusão
Na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde promoveu a 1ª Coleta de Sangue do ano na sede do 59º BPM, no qual contou com a participação de 100 voluntários, que se cadastraram na campanha e doaram cerca de 450ml de sangue cada, seguindo a quantidade que é recomendada pelo Ministério de Saúde.
A ação é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Hemocentro de Pouso Alegre, que ficou responsável por toda a logística da coleta, trazendo a equipe responsável do regional para dar todo o suporte.
Cem doadores fizeram um pré-cadastro no último dia 12/09 e compareceram na Sede do 59º Batalhão da PM dez dias depois, seguindo o horário de agendamento, contudo 14 pessoas foram recusadas na triagem e não conseguiram doar. No primeiro momento foi feita a conferência dos dados, em seguida o doador passou por uma triagem e entrevista, se alimentou e seguiu finalmente para o procedimento da coleta de sangue, que tramitou numa espera total de aproximadamente 20 minutos.
Dos 100 voluntários, 33 deles estavam no grupo sanguíneo do tipo O negativo, o qual foi atendido primeiro, por se tratar de uma tipagem rara, pois na ausência de qualquer outro grupo sanguíneo, seja positivo ou negativo, é o sangue O negativo que atende as necessidades de quem precisa realizar uma transfusão emergencial.
É válido lembrar que ao longo do ano, os homens podem realizar até quatro doações, com intervalo de 60 dias entre elas, já as mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de três meses. Por isso, fique atento, pois em breve haverá mais campanhas de coleta de sangue no município.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema