Em 2024 já será possível entregar um novo espaço cultural para os extremenses
A Secretaria de Obras, em conjunto com a Secretaria de Cultura, retomou as obras de reparação do prédio da Fábrica de Cultura nesta última semana, após autorização da justiça. A obra de retomada teve início na fachada oeste (com frente para Rua Antônio Cardoso), para realização da troca do sistema de vedação do prédio e reparos nos pisos, sendo feitas a remoção das placas cimentícias defeituosas e o assentamento de alvenaria, seguida de reboco e pintura.
As obras englobam também a instalação de revestimentos acústicos para salas internas de música e dança e conclusão de um amplo anfiteatro com capacidade para atender até 200 pessoas.
A previsão inicial de conclusão da obra acontecerá em meados de setembro de 2024, ao qual será entregue aos extremenses um espaço de acolhimento e lazer mais moderno e apropriado, a fim de que os fazedores de cultura ofereçam às crianças e jovens uma gama de atividades culturais mais interativas e criativas, formando uma geração de verdadeiros artistas.
Lembrando que até então as obras estavam paralisadas devido a um processo judicial que foi instaurado pela Prefeitura Municipal em 2019, em razão das irregularidades que foram observadas na obra referente à má prestação de serviço executada por uma empresa de construção civil que venceu a Licitação de Concorrência Pública em 2016 e, na ocasião, forneceu materiais e mão de obra para execução de revestimentos e fechamentos do prédio.
Estrutura da Fábrica de Cultura
O prédio da Fábrica de Cultura é dividido em sete andares, sendo que no primeiro andar será a Biblioteca Virtual Municipal e o acervo, no segundo andar está o anfiteatro e o camarim e os demais andares estão divididos por salas administrativas e salas de música, dança e arte. No terraço será instalada ainda uma lanchonete, com vista panorâmica do centro da cidade.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema