Uma das datas mais esperadas do ano chegou: a famosa Black Friday. Todos que juntaram aquele dinheirinho durante o ano buscam, agora, os melhores preços e oportunidades para comprar o que se é desejado. Mas, como será que o comércio pode se preparar para atender às expectativas dos clientes?
Leandro Branquinho, especialista em vendas mais renomado do Brasil e criador do “Guru das Vendas”, avatar virtual feito com inteligência artificial, conta como chegou a técnicas poderosíssimas de vendas e que fazem a diferença na hora de atrair os clientes, o que ele chama de “A Magia das Vendas”:
“Há alguns meses, estive na Disneyland e não fui apenas para me divertir, mas também para aprender. Entrei em uma sala de aula, com 70 alunos, sendo eu o único estrangeiro e os outros americanos. Nesse treinamento, a Disney disponibiliza qual o jeito de encantar clientes e eu pude conhecer na prática as principais técnicas que eles utilizam. E desde o começo eles falam “nós não somos perfeitos, cometemos erros, mas criamos processos para que os clientes queiram voltar”. E isso é muito efetivo, já que inúmeras pessoas sempre retornam aos locais da Disney, inclusive, citando que a experiência foi perfeita. E foi exatamente tudo isso que fui buscar”, conta o Mestre das Vendas.
Ainda segundo Leandro Branquinho, o sucesso parte de um ponto fundamental que todos devem avaliar:
“Você conhece algum vendedor que passa a impressão de que não gosta de vender, que tem medo ou vergonha de oferecer? Trabalhar com o público? Que parece não estar no lugar certo? Tudo começa quando a gente entende qual o nosso papel, a nossa função”, comenta.
Após esse ponto de partida é preciso colocar a ‘mão na massa’ e trabalhar para que o seu comércio se destaque. Não dá para fazer isso de maneira aleatória, é preciso colocar em ação técnicas e estratégias, como o www.leandrobranquinho.com disponibiliza:
“Em 2016, estive em uma expedição do Chuí, município do Rio Grande do Sul, até a cidade de Oiapoque, no Amapá, em busca do melhor vendedor do país. Ao final da jornada de 17 mil quilômetros pelo Brasil, listei 200 campeões de vendas e, atualmente, conto nas minhas palestras as histórias e descobertas da expedição. Uma delas é que verifiquei, durante essa experiência, que os ‘vendedores destaques’ possuem características em comuns: são criativos, consistentes no que precisam fazer e, principalmente, colocam o ‘coração’ naquilo que fazem, no trabalho”, ressalta.
Leandro também compartilha técnicas de vendas importantíssimas, mas que poucos utilizam e que para os clientes são cruciais, principalmente, para um possível retorno, ou seja, uma nova compra.
“Eu comecei a compartilhar conteúdo nas redes sociais ensinando as pessoas a venderem mais e melhor com técnicas e ideias de atendimento ao público. Por isso, decidi me direcionar à Disney para aprimorar ainda mais todo o meu conhecimento. Uma técnica valiosa é cuidar dos detalhes. Quando a gente percebe que a venda, o atendimento e o varejo são feitos de detalhes fica muito fácil entender qual o jeito de encantar clientes. São nos detalhes que se conquistam os clientes, por exemplo, um bilhete escrito à mão agradecendo o cliente pela compra, uma mensagem nas redes sociais ou ainda depois de um tempo pergunta se está tudo certo com o produto, tudo isso já faz a pessoa se sentir especial. É preciso trabalhar a venda e o pós-venda que todo mundo sabe que precisa fazer, mas quase ninguém faz”, ressalta o especialista em vendas que já soma mais de 1,5 milhões de seguidores nas redes sociais.
Portanto, é preciso, além de aproveitar as ferramentas tecnológicas e utilizá-las a seu favor, promover atendimentos que, apesar de técnicos, não deixem o lado humano para trás. As pessoas gostam e buscam por atenção, por serem bem tratadas e saírem satisfeitas com os negócios que fazem. É preciso sempre buscar qualificação para estar preparado diante dos desafios que surgirem, especialmente, agora que chegou o período da Black Friday e também que se aproxima o Natal. Não dá para perder tempo, dinheiro e muito menos cliente. Um cliente satisfeito é um cliente que retorna e compra mais.