Saúde Municipal conta com infraestrutura para atender pessoas que passam por sofrimento psicológico e promove ações de conscientização
Com o objetivo de desenvolver ações que valorizam a saúde mental, a Prefeitura de Extrema realiza ao longo do primeiro mês do ano a “Janeiro Branco”, campanha que busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Por isso, o Parque de Eventos recebe, durante a manhã do próximo dia 24/01 (quarta-feira), caminhada e palestra sobre autocuidado psicológico.
A caminhada será realizada às 9h30 no Parque de Eventos, mas, se no horário estiver chovendo, o encontro ocorrerá no CAPS. Na sequência, às 10h30, a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer, em uma tenda montada em frente à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um bate-papo a respeito das estratégias de prevenção às doenças mentais. A partilha tem o objetivo de promover o autoconhecimento dos participantes quanto ao equilíbrio e gerenciamento de suas emoções.
A campanha
Criada em 2014 com a proposta de refletir sobre a saúde mental e as consequências que o descaso psicológico pode trazer ao indivíduo, a campanha busca incentivar as estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido. O Janeiro Branco vem ganhando visibilidade nos últimos anos, visto que o Brasil apresentou um aumento drástico na incidência de casos.
Entre os transtornos mentais mais comuns estão a depressão, ansiedade, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, fobias, entre outras, sendo as duas primeiras as que mais acometem os brasileiros. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho de 2023, 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico de ansiedade, enquanto 12,7% da população foi diagnosticada com depressão.
A proposta do Janeiro Branco é promover a reflexão a respeito da temática, bem como o enfrentamento aos tabus que cercam a questão mental dos pacientes e que muitas vezes impedem a busca por ajuda e o tratamento para a doença. Entre as estratégias para os cuidados psicológicos, estão a prática de atividade física, meditação e técnicas de relaxamento, momento de lazer, dieta equilibrada, sono de qualidade, entre outras, bem como tratamento psíquico e psicoterapia, se necessário.
Busque ajuda
Em Extrema, as pessoas que de alguma maneira passam por sofrimento psicológico devem buscar ajuda profissional nos seguintes locais:
Pronto Socorro Municipal: em situações de urgências psiquiátricas e crises;
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial): em casos graves e moderados de doenças mentais, como: depressão grave, esquizofrenia, ideação e planejamento de autoextermínio, complicações decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Estratégia de Saúde da Família (ESF): em casos leves de doenças mentais: como síndrome do pânico, ansiedade generalizada, depressão leve, dentre outros.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema