A UBS (Unidade Básica de Saúde) de Joanópolis/SP está realizando ações contra o tabagismo. Os atendimentos estão acontecendo todas as segundas e quartas feiras na Unidade e, desde seu inicio, tem crescido a participação dos munícipes.
Atualmente cerca de 30 pessoas frequentam e participam do Programa que consiste em diversas etapas e sessões com duração média de uma hora. Os grupos são acompanhados por psicólogos, enfermeiros e nutricionistas da UBS. Nos casos em que há necessidade de se implementar medicamentos e pastilhas, os mesmos são doados pelo Governo do Estado. “As reuniões tem como foco a motivação e avaliação do grau de dependência, a gente trabalha sucessos e insucessos durante o processo e, quanto necessário, a avaliação do médica para inserção medicamentosa. No próximo mês levaremos os grupos para uma exposição do sobre o funcionamento do corpo humano e os efeitos do tabaco”, explicou a secretária municipal de Saúde, Grazielle Bertolini.
A estimativa é que o consumo global do tabaco aumentou em torno de 50% durante o período de 1975 e 1996, a prevalência de tabagismo nas capitais do Brasil varia de 12,9 a 25,2% na população maior que 15 anos e estima-se que 20% da população possua o vício. Outro dado alarmante é que o tabagismo é considerado uma doença infanto-juvenil, isto porque, cerca de 90% dos fumantes começam antes dos 19 anos. Quanto a isso, a Secretária Municipal de Saúde, já está realizando trabalhos de conscientização junto as escolas do município.
Para participar da ação o munícipe deve procurar a Unidade Básica de Saúde localizada no Centro da cidade. A participação é gratuita.