A unidade promete ser uma referência para a educação pública municipal e escolas particulares
Em 24/02, a Prefeitura de Extrema teve a oportunidade de entregar à população um dos mais ambiciosos projetos da Secretaria de Educação, a Escola Municipal de Modelo Agrícola Alcebíades Gilli, no Bairro Salto de Cima, zona rural de Extrema. A inauguração teve início às 19h no auditório da escola, e contou com a presença marcante da população local, autoridades municipais, estaduais e federais, servidores públicos, alunos da unidade, bem como os familiares do homenageado.
A cerimônia de entrega foi iniciada com uma apresentação cultural da Orquestra Mineira Extremamente Caipira, que há 20 anos encanta os amantes da boa música raiz. Representando o Salto, Marcia Nascimento expressou gratidão pela evolução da história da Educação no bairro e falou sobre um grande educador que marcou gerações de estudantes, o professor José Aparecido da Silva, que será homenageado ainda em vida e dará nome ao salão nobre da escola.
Na ocasião, a Prefeitura também prestou as devidas condolências à Terezinha Gilli de Souza Lima, filha de Alcebíades Gilli, que faleceu em 23/02. Após o descerramento da placa e dos discursos das autoridades presentes, o evento foi concluído e todos puderam transitar pelas instalações para conhecer a moderna infraestrutura da escola. Também foi servido um lanche para que a população pudesse voltar para a casa saciada.
Já prevendo que o auditório não comportaria o elevado número de pessoas que prestigiariam o evento, a Secretaria de Educação dispôs 150 cadeiras na quadra da Alcebíades Gilli para que a população pudesse acompanhar o evento com mais conforto. Para isso, os presentes contaram com uma estrutura exclusiva, composta por um telão de lead e caixas de som.
Nova escola
A nova unidade é uma substituição da escola que já existia no Salto de Cima, criada ainda na década de 1930 por intermédio de alguns políticos da época, como o então vereador Alcebíades Gilli, que deu nome ao prédio. A antiga escola, situada a 550 metros de distância, tinha capacidade para atender apenas 187 alunos, número este que foi triplamente ampliado: 600 alunos, divididos em dois turnos, são atendidos no espaço recém-inaugurado, de modo a oferecer mais conforto às crianças e adolescentes residentes nas proximidades.
Com a ampliação do número de vagas, a unidade também passou a atender os 6º, 7º, 8º e 9º anos, que não eram contemplados anteriormente devido à estrutura limitada do prédio.
Com 27 mil m² de terreno e 1.500 m² de área construída, a nova Alcebíades Gilli é a primeira escola da cidade com a proposta do modelo agrícola e pecuário, proporcionando aos alunos uma experiência técnica e integrando os estudantes com a natureza. Em breve, a unidade ganhará estufas agrícolas e espaços para cultivo de mudas florestais nativas e hortaliças, bem como espaços exclusivos para bovinos e aves, que contarão com a participação efetiva dos alunos.
Ao todo, a Prefeitura investiu mais de R$ 8 milhões e meio na infraestrutura e mais de R$ 1 milhão em mobiliário da escola, que conta ainda com 10 salas de aulas, auditório, biblioteca, refeitório e quadra coberta, sala verde, entre outros espaços.
Quem foi Alcebíades Gilli?
Filho de João Gilli e Honória Rozon Gilli, Alcebíades nasceu em 28 de janeiro de 1907, na cidade de Itatiba/SP, mas residiu durante sua adolescência em Santos/SP, onde trabalhou e estudou por alguns anos. Após uma visita ao seu primo, Carlos Gilli, em 1930, Alcebíades se encantou por Extrema e decidiu fazer da cidade o seu lar, tornando-se então sócio de seu parente em uma rede de farmácias.
Casou-se com a bragantina Helena Baisi Gilli aos 24 anos, com quem teve cinco filhos: Terezinha Gilli de Souza Lima (em memória), João Gilli Netto (em memória), Flávio Gilli (em memória), Waldyr Gilli e Maria José Gilli.
Entre suas atuações, foi agente da Receita Estadual, oficial do Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas, exercendo função por quase 40 anos. Atuou como vereador e secretário da Câmara Municipal de Extrema entre 1936 e 1940, período em que integrou as comissões de Postura, Educação, Saúde, Saúde Pública e Redação. Foi um dos responsáveis pela criação das escolas do Salto de Cima, Roseira e Tenentes, conforme comprova sua assinatura na ata da reunião de 30 de setembro de 1937.
Alcebíades também contribuiu para a cultura e vida social da cidade, organizando bailes, carnavais, peças teatrais e foi um dos fundadores 1º Hotel em Extrema: o Fronteira Hotel. Falecido em 1º de novembro de 1978, o homenageado deixou um legado para seus filhos, netos, bisnetos e toda a família que, assim como ele, também se dedicou à política local, como é o caso de seu neto, João Gilli Netto, e seu bisneto, Rafael Silva de Souza Lima.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema