Exposição busca valorizar os artesãos locais e seus produtos inspirados na cultura, natureza e na cidade de Extrema
Quem passou pelo Centro de Informações Turísticas (CIT) nos últimos dias, percebeu uma movimentação diferente: teve início no local a temporada de exposições dos artesãos que integram a Produção Associada ao Turismo de Extrema. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e conta, até o dia 31/04, com a adesão das artesãs Luciana, Patrícia e Claudia.
Luciana
Luciana Juhas Maurus é empreendedora, arquiteta urbanista e arteterapeuta, e possui mais de 30 anos de experiência na prática da pintura sobre porcelana. Também é facilitadora de vivências por meio de meditações guiadas para o fazer artístico e é autora das “Cartas do Reino Animal”, publicado em 2022.
Exposição: peças de porcelana branca pintadas à mão com tintas e pincéis importados, sendo as tintas misturadas em óleo vegetal e os pincéis necessariamente de cerdas de pelo natural. O material é queimado em forno próprio a 780ºC e expostas após resfriação.
Patrícia
Patrícia Ahualli é artesã, mãe e advogada, e iniciou as atividades através da pintura, passando para o patchwork, e atualmente se dedica à fabricação de sabonetes artesanais, lembranças, entre outros. Apaixonada por perfumes e óleos essenciais, a artesã abriu sua própria empresa e hoje investe nos produtos naturais.
Exposição: sabonetes feitos com ingredientes naturais e livres de conservantes, podendo ser compostos de óleos essenciais, extratos naturais, manteigas e tantos outros produtos naturais.
Claudia
Claudia Lima começou a atuar com artesanato por incentivo dos avós, que usavam tear de prego. Aos 13, começou a trabalhar com tecelagem, quando aprendeu a arte de fazer tapetes, cachecóis e caminhos de mesa. Com um ateliê em casa, a artesã desenvolveu seu próprio método de trabalho com fibra natural.
Exposição: jogos americanos, caminhos de mesa, xales e echarpes feitos com fio de algodão e linho no tear manual. Matéria prima usada pra fazer a trama – fibra natural e barbante.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema