O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou na manhã do dia 14/04, em Pouso Alegre/MG, a 20ª entrega de máquinas e caminhões para cidades com até 50 mil habitantes. Ao todo, 122 municípios receberam 98 caminhões-caçambas e 48 motoniveladoras. O investimento é de R$ 37,8 milhões. A ação integra a segunda versão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em seu eixo dedicado à compra de equipamentos para auxiliar a Agricultura Familiar.
Mais de uma centena de autoridades foram recepcionadas pelo prefeito Agnaldo Perugini no Teatro Municipal, onde foi feita a cerimônia de entrega dos equipamentos. O coordenador do programa, Marco Antônio Leite, e o delegado federal do MDA em Minas Gerais, Ricardo Sapi, além do vice-líder do governo no Congresso, o deputado federal Odair Cunha, fizeram a entrega das chaves dos veículos representando o ministro Miguel Rossetto. O deputado estadual Ulysses Gomes, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e o vereador Gilberto Barreiro, representando a Câmara Municipal, também participaram da cerimônia.
Os veículos serão empregados em obras de estradas vicinais no meio rural. O objetivo é melhorar a malha viária para escoamento da produção, em especial da agricultura familiar, e para o transporte escolar. Aproximadamente 51 mil famílias serão beneficiadas. Minas Gerais já soma 2.140 equipamentos doados por meio do PAC 2, totalizando mais de R$ 543,9 milhões investidos nos municípios mineiros. Outras 504 máquinas (279 motoniveladoras e 225 caminhões-caçamba) serão entregues ainda este ano no estado.
Recém-empossado na direção da Delegacia Federal do MDA, Ricardo Sapi, também ressaltou a imparcialidade do governo federal na distribuição de recursos e aplicação das políticas públicas. “Vamos continuar a administrar de forma republicana e transparente para os 853 municípios mineiros”, garantiu ao afirmar que todas as pequenas cidades do estado receberão os veículos. Sapi lembrou que os equipamentos doados por meio do programa são adquiridos exclusivamente da indústria brasileira. Apenas em Minas, a compra dos veículos da base produtiva local gera 4,5 mil empregos diretos.
Foto: ASCOM/PMPA