Nos dias 25 e 27 de abril, Bragança Paulista recebeu dois grandes espetáculos gratuitamente: “As Estrelas cadentes do meu Céu são feitas de Bombas do Inimigo”, pelo Circuito Cultural Paulista, e “Tango Sob Dois Olhares”, por meio de parceria entre a Prefeitura de Bragança Paulista, a Raça Cia. de Dança e a Avanço Produções, sendo o primeiro de teatro e o segundo de dança. Ambos na Casa da Cultura.
Teatro
O espetáculo teatral “As Estrelas cadentes do meu Céu são feitas de Bombas do Inimigo emocionou o público com o drama inspirado em relatos de guerra. Sem obedecer a uma narrativa linear e cronológica, a peça utiliza trechos de 12 diários escritos por crianças e jovens durante conflitos de guerra. A narrativa fragmentada retrata passagens ocorridas desde Primeira Guerra Mundial até a mais recente invasão do Iraque, passando pelo Vietnã, pela palestina e por vários momentos da Segunda Guerra Mundial.
“O espectador, colocado dentro desta ‘caixa de guerra’, é levado pensar sobre os conflitos. Quem causa a guerra somos nós, pela posse, pela propriedade. Queremos algo que é do outro e vamos tomar à força”. Afirma o diretor. A realização é da Cia Provisório-Definitivo e a produção é da De Marchi Produções.
Dança
Em “Tango Sob Dois Olhares”, Roseli Rodrigues, coreógrafa, buscou inspiração sob o Olhar da Admiração para o Tango, representado pelas músicas de Astor Piazzolla. O espetáculo agradou o público pela leveza de uma dança precisa, somado ao Olhar da Contemporaneidade em uma dança fluida e emocional.
Raça Cia. de Dança de São Paulo conhecido por Grupo Raça, a companhia tem 30 anos de história. Firmou-se durante os anos 80, como uma das mais importantes companhias de jazz dance no cenário da dança do país. Ao longo dos anos, a companhia se transformou numa referência dentro da cena contemporânea brasileira da dança.
FOTO: DIMP/PMBP