Nos dias 01 e 02/05, a Administração Municipal, em parceria com a Santa Casa, realizou 139 cirurgias de catarata em pacientes que aguardavam vaga na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas um paciente não compareceu na data definida, mas já foi remanejado. As cirurgias ocorreram com o intuito de reduzir a demanda de pacientes que necessitam da referida cirurgia.
A dona de casa Alzira de Menezes, 83 anos, residente no bairro Parque Brasil é uma delas. Ela aguardava por uma vaga há dois anos, pois estava inscrita somente no Ambulatório Médico de Especialidades de Atibaia (AME). “Eu quase não enxergo na visão esquerda e na direita tenho glaucoma, uso colírio para melhorar a visão”, afirmou Alzira.
O senhor Arnaldo Ribeiro, 76 anos, residente no bairro Vila Aparecida, aguardava há um ano e seis meses na fila e já havia operado o olho direito no mês de outubro do ano passado. “Hoje vou operar o olho esquerdo, e amanhã já estarei 100%”, ressaltou Ribeiro.
As cirurgias começaram às 9h e terminaram às 19h. Ao todo, foram necessários 15 profissionais atuantes nos procedimentos, já que estes se revezaram durante o dia. O tempo estimado de cada cirurgia foi de 10 a 15 minutos, contando com seis profissionais no processo: oftalmologista, anestesista, instrumentador, enfermeiro e dois auxiliares para circular na sala e empurrar a maca.
Outros mutirões de catarata já estão programados para os próximos dias 09 e 16/05. Nesta fila, havia recentemente 350 pessoas, porém com o mutirão realizado, este número cairá para cerca de 140 pessoas, todas inclusas no cadastro em 2014.
DIMP/Bragança