O projeto arquitetônico tende a valorizar a paisagem natural circundante e proporcionar aos visitantes novas experiências em harmonia com o meio ambiente
A fim de resgatar a identidade cultural do bairro da Ajuruoca, a Secretaria de Turismo desenvolveu um projeto arquitetônico para instalação de um Complexo Turístico Cultural no Parque da Ajuruoca, o que sem sombra de dúvida trará um salto na consolidação de Extrema como um destino turístico.
O ponto de partida do projeto considerou a memória do uso deste local no passado, dando uma nova leitura aos elementos icônicos na identidade e atratividade do futuro projeto do Complexo Turístico.
O projeto conta com dois complexos de edificações, sendo que em um deles o visitante passará pela entrada principal e logo receberá apoio com informações turísticas, podendo utilizar da área de café, lojas e sanitários. O outro complexo reúne restaurante panorâmico, sanitários e o memorial do Parque da Ajuruoca, no qual contará com exposições locais e itinerantes. O conjunto conta ainda com uma proposta paisagística que valoriza o uso de espécies nativas do bioma mata atlântica, distribuída ao longo de caminhos que conectam os espaços.
Os atuais lagos existentes foram mantidos e valorizados no projeto, sendo que o lago maior será o ponto focal, onde se compõem diferentes cenários ao seu redor, dando ao visitante a oportunidade de usufruir áreas de estar e de contemplação. Já o lago menor contará com uma prainha para as crianças, o que remete ao uso do local no passado pelos banhistas.
Lembrando que todo o conjunto é adaptado para Portadores de Necessidades Especiais, incluindo vagas exclusivas em estacionamento dimensionado para atender um grande fluxo de veículos e ônibus.
Segundo a Lei de nº 4.560/2022, o espaço foi denominado como “Parque Municipal da Ajuruoca – Pedro Antônio Fabiano”. O novo nome atribuído ao parque visa reconhecer o papel fundamental que o extremense desempenhou para o desenvolvimento da cidade.
Por fim, destacam-se a grande beleza natural e cênica no território, com localização geográfica estratégica e recursos hídricos e naturais abundantes. O Complexo Turístico da Ajuruoca é um divisor de águas que tem como objetivo consolidar Extrema como destino turístico e fomentar a economia local através da captação de investidores, novos serviços e empregos.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema