Por possuir caráter cultural e educativo, a Secretaria Municipal de Educação entende que essa ferramenta é mais um recurso pedagógico que pode consolidar os conteúdos, fortalecendo valores à sociedade e contribuindo ativamente na construção de cidadania
No início deste ano, o município de Extrema abrangeu uma vasta cobertura de canais com mais opções e qualidade de entretenimento televisivo, em razão da instalação de uma nova torre de retransmissão. Tendo em vista essa desenvoltura, três novos canais chamaram a atenção da Secretaria Municipal de Educação, que trabalhou a possibilidade de fazer a instalação de um conversor digital nas unidades escolares do município, para transmitir os conteúdos da Rede Minas de Televisão.
O canal da Rede Minas em Extrema é o 2.1, além dos que estão vinculados a ele, sendo o 2.2, 2.3 e 2.4, o qual inclui o programa Se Liga na Educação, espaço pelo qual é exibido de segunda a sexta-feira, uma multiprogramação educativa contendo Cursinho de Pré-Enem e demais conteúdos voltados para Ensino Fundamental e Médio.
A E.M. Prof. João Orsi de Morais foi a escolhida para iniciar o projeto piloto, cuja proposta é utilizar deste recurso pedagógico para fazer da escola um espaço dinâmico e prazeroso, além de democratizar o saber e estimular mudanças na mentalidade dos educandos.
A TV com o canal digital foi instalada no hall de entrada da escola, espaço amplo que oferece comodidade e demais oportunidades para aqueles que chegam à unidade escolar. De acordo com o gestor da unidade, Sr. Ari Ferraza de Souza, que hoje atende os alunos do 4º ao 9º ano, as aulas serão transmitidas em sala de aula aos estudantes, levando em consideração o planejamento programático de cada professor.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o serviço tende a ser ampliado em breve, já que a equipe está avaliando a instalação do canal para as demais unidades da Rede de Ensino Público.
Sobre a Rede Minas TV
A Rede Minas de Televisão foi fundada em dezembro de 1984, por Tancredo Neves, e é uma emissora pública e educativa com o objetivo de potencializar o intercâmbio de valores, educação e cultura para a população, por meio da produção e veiculação de programas de televisão de interesse público. Hoje, a emissora está presente em mais de 500 municípios do Estado, com sinal aberto digital, sendo disponibilizado ainda para toda a América Latina através de sinal via satélite.
O projeto do Se Liga é uma iniciativa do Governo de Minas, executado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com a Rede Minas TV.
Lembrando que esse conteúdo é acessível também para toda a população da cidade, que poderá acompanhar de suas casas os conteúdos educativos do canal Rede Minas TV. Quem tiver antena de recepção de TV Digital ou conversor para os televisores antigos, podem instalar e procurar pelo canal 2.1, lembrando que nas TVs mais novas não é necessário o conversor, basta apenas fazer uma nova busca de canais do ar nas TVs.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema