A ação contou com a participação de 130 alunos, do 6º ao 9º ano, tendo como objetivo ressaltar a importância das abelhas na polinização para a produção de alimentos
A Escola Municipal Alcebíades Gilli, localizada no bairro do Salto, realizou em 12/06 uma oficina às turmas do Fundamental 2, destacando a importância das abelhas no ecossistema e na manutenção da alimentação humana. A atividade foi proposta por motivação da Semana do Meio Ambiente, no qual os professores tiveram a iniciativa de trabalhar com as crianças sobre um assunto que poderia ser explorado em todas as unidades de ensino.
Os alunos criaram projetos que mostraram como esses pequenos insetos desempenham um papel essencial na manutenção da biodiversidade e na garantia de uma alimentação saudável para todos. Na oportunidade, cada turma ficou responsável por uma temática específica, no qual pesquisaram a respeito da vida nas colmeias, as diferentes funções das abelhas, os diferentes tipos de abelhas e a importante missão de polinização para a vida da humanidade.
Os alunos do 6º ao 9º ano já estavam sendo orientados sobre a vida das abelhas, por meio de conteúdos aplicados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Língua Inglesa e Arte.
Segundo o professor e engenheiro agrônomo João Luiz, a ideia do projeto de apicultura se deu pela proximidade que a Escola tem em tratar assuntos do setor agrícola: “Eu sou apicultor e eu tive o prazer de trabalhar com todos os professores e transmitir para os alunos um conhecimento a mais sobre atividade apícola. Quando se fala de apicultura, o pessoal só pensa em ferroada de abelha e no quanto acham elas perigosas… Se existe o ser humano hoje em dia, são graças às abelhas, porque 70% das plantas necessitam da polinização feita por elas. Acredito que a partir dessa ação, os alunos mudaram essa mentalidade de que a abelha é agressiva e prejudicial”, finalizou o docente.
Além das oficinas, os estudantes receberam a visita de um apicultor e aproveitaram a oportunidade para degustar e conhecer alguns produtos advindos da polinização, como mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema