Empresa realiza treinamentos, mas reforça a necessidade de conscientização de moradores
Se imagine caminhando a trabalho em uma rua e, de repente, dois cães de grande porte sinalizam um ataque. O colaborador percebe a investida e consegue evitar o acidente utilizando o conhecimento adquirido em treinamentos e orientações promovidos pela Energisa Sul-Sudeste. A situação é verídica e aconteceu com o leiturista Willian Carlos Corrêa, que ressalta a importância das ações preventivas promovidas pela concessionária aos colaboradores.
Há algumas semanas, Willian seguia por um lado da rua realizando os procedimentos orientados pela empresa. “Somos treinados e orientados a olhar tudo ao redor quando andamos em alguma rua e ficar sempre atento”, explica. Quando chegou a um ponto, o leiturista notou que havia dois cães da raça pitbull em um imóvel. Ele olhou o portão e viu que estava fechado. Até aí, tudo bem e Willian virou as costas para realizar a medição na casa à frente.
“Mesmo de costas, ouvi o barulho do portão e, em seguida, os dois”, lembra o leiturista. Rapidamente, ele conseguiu afastar os cães e se desvencilhar de um ataque.
Os animais retornaram para o imóvel e foram presos pelo dono. Apesar de não receber nenhuma palavra do tutor dos cães, o leiturista reforça que a situação poderia ter sido evitada com o cuidado prévio do morador ao abrir o portão.
Com um ano e meio de empresa, Willian enfatiza que as ações preventivas foram importantes para evitar um acidente grave. “Somos instruídos a ficarmos sempre atentos e a evitar barulhos que possam incomodar os cães”, conta. O leiturista ainda explica que o treinamento com o Canil da Polícia Militar também foi valioso, pois ensina sobre os comportamentos agressivos dos cachorros e como agir diante dessas situações.
“Aprendemos que os cães são extremamente territorialistas e não sabem que estamos fazendo a leitura, simplesmente querem defender seu espaço. É um risco que pode ser evitado e, para isso, cabe a nós avaliarmos o risco e, principalmente, a consciência e responsabilidade dos moradores”, finaliza.
Prevenção nas ruas
Atualmente, os leituristas da Energisa contam com a tecnologia para ajudar na prevenção aos ataques de cães. Utilizando os dispositivos móveis de trabalho (smartphones), eles fazem o cadastro de localidades perigosas, servindo de alerta aos demais profissionais. Com essa prática, 2.120 imóveis foram sinalizados com o alerta de presença de cães e risco de ataques, na região de Bragança Paulista e Extrema. Em toda a área de concessão da empresa, até 29 de julho, o sistema apontava 74.644 unidades com alertas de cão.
Além do dispositivo, os leituristas também passam por treinamentos periódicos e orientações internas – com o apoio do Canil da Polícia Militar. Porém, a empresa reforça que muitos acidentes podem ser evitados com a conscientização, especialmente nos imóveis onde os cachorros circulam livremente e têm acesso à área do padrão de energia.
O coordenador de Leitura da Energisa Sul-Sudeste, Sidney Aparecido Lúcio, enfatiza que por mais que a empresa invista nesses aportes visando a prevenção de acidentes dos funcionários, a conscientização e apoio da comunidade são imprescindíveis.
“Nós sabemos que os animais, até os domesticados, costumam atacar apenas quando querem proteger território, alimento, brinquedo ou filhotes, por exemplo. E, por mais que o leiturista visite a localidade mensalmente, para o animal trata-se de uma pessoa desconhecida, o que pode motivar um ataque”, destaca.
Nos imóveis com cães, Sidney orienta que os tutores podem ajudar segurando-os ou mantendo-os temporariamente em outro local, longe do padrão, na data da leitura. O cliente pode observar o dia da próxima leitura na conta de energia. “Quem tem o padrão de energia do lado de fora do imóvel também não deve se descuidar. O cachorro pode atacar o leiturista até mesmo na calçada ou na rua, se o portão não estiver trancado”, relembra o coordenador, acrescentando que a orientação preventiva vale tanto para os clientes da área urbana, quanto da área rural.
Em caso de dúvidas sobre leitura ou outros serviços da Energisa, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On; WhatsApp/Gisa: gisa.energisa.com.br; Site www.energisa.com.br; Call center – 0800 70 10 326.
Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa