Uma onça foi devolvida à natureza na região de Bragança Paulista na tarde da segunda-feira, 19/08, após invadir uma propriedade rural e ser capturada. Antes de ser solta, ela recebeu atendimento das equipes do CENAP (Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros), com sede em Atibaia/SP, do zoológico de Guarulhos, da Prefeitura de Bragança Paulista e da Associação Ambientalista Copaiba, de Socorro.
A onça foi capturada durante a madrugada após cair em uma armadilha feita pelo dono da propriedade que estava cansado de ataques ao seu galinheiro. Segundo os moradores do local há cerca de cinco meses têm sido registrados ataques às ovelhas, patos, galinhas, perus e gansos criados nas propriedades da redondeza.
Um destes moradores já havia entrado em contato com o CENAP/ICMBio e solucionado o problema em sua propriedade, adotando medidas como o recolhimento dos animais no período noturno e aumento da iluminação, o que é o indicado nestes casos. Após a captura, imediatamente o CENAP/ICMBio foi acionado, solicitando apoio das equipes de Guarulhos, Bragança Paulista e Socorro para realização do manejo da onça.
A jovem onça estava enjaulada e foi sedada para ser examinada. Aparentemente encontrava-se saudável apesar de ter um dos dentes caninos quebrado. O animal pesou 24,7kg e, após ser hidratado com soro e ter seu sangue colhido para pesquisas, foi devolvido a natureza. Não havia registro em nenhum órgão ambiental de reclamações sobre ataques à propriedade onde a onça foi capturada. O morador foi orientado a não montar mais armadilhas, mas sim buscar ajudar dos órgãos responsáveis.
De acordo com o artigo 29 da Lei 9605/1998, que trata sobre crimes ambientais, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: pode gerar pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, mesmo que se trate de um animal predador natural.
Problemas com predação de animais domésticos podem ser resolvidos com orientações técnicas. Em Bragança Paulista, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outras informações estão disponíveis também no site do CENAP/ICMBio.
Vale destacar que o CENAP é um centro de especialização que atua em todo território nacional e integra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), possuindo equipe altamente qualificada.