Especialista revela que pesquisas apontam grandes vantagens ao idoso praticante de Pilates
A terceira idade é uma etapa muito bonita da vida de qualquer pessoa, onde se adquire muita vivência e maturidade, mas infelizmente, o envelhecimento é acompanhado do declínio de variáveis físicas, como força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, velocidade, potência, coordenação, massa muscular e densidade mineral óssea etc.
O número de idosos cresce a cada ano e estima-se que em 2060, o Brasil terá quatro vezes mais idosos. Segundo Ana Gil, autora do livro Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional “é necessário estar preparado para essa realidade e a responsabilidade é de todos, em especial família, órgãos públicos e profissionais da área da saúde, visando melhoria e prevenção de afecções, proporcionando saúde e qualidade de vida aos idosos”, explica ela.
Dentre muitas atividades, o Pilates tem gerado grandes benefícios à terceira idade. Este método que conquistou o Brasil há aproximadamente 20 anos, tem sido foco de muitas pesquisas proporcionando desenvolvimento. Portanto, Ana ressalta, “é praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que um estilo de vida ativo é fator determinante para um envelhecimento com qualidade”, finaliza ela, destacando os principais benefícios aos praticantes:
- Redução de dores e desconfortos;
- Prevenção de lesões musculares e articulares;
- Aumento da força, flexibilidade e estabilidade articular;
- Melhoria da coordenação, agilidade e equilíbrio;
- Prevenção de incontinência urinária;
- Auxílio no tratamento da osteoporose;
- Aumento da resistência para as atividades do dia a dia.
Saiba Mais: www.espacoanagil.com.br
Fonte: Ascom/Ana Gil