Abertas as inscrições para a Semana Global do Empreendedorismo em Extrema

mulheres-empreendedoras

Começaram as inscrições para a Semana Global do Empreendedorismo em Extrema, o evento terá sua primeira edição local em 8 de novembro, no Cineteatro. Como o nome diz o “Papo de Empreendedor” quer reunir empreendedores de toda região para trocar contatos e informações.

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Durante o mês de Novembro acontecem diversas atividades (de palestras a competições) com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira. Em 2014 foram 5.811 atividades, organizadas com a ajuda de 1.154 parceiros e que envolveram quase 2 milhões de pessoas em todo o país.

A primeira edição da Semana Global de Empreendedorismo em Extrema vai reunir três empresas com lições diferentes para os empreendedores.

Grupo Hinode

Em 1983, a costureira Adelaide Rodrigues, com o intuito de melhorar o orçamento da sua família, começou a revender produtos. Foi exercendo esta atividade que Adelaide identificou uma oportunidade de mudar de vida e, com muita dedicação, em menos de 2 anos já faturava mais que seu marido, Francisco Rodrigues.

Francisco, que na época era metalúrgico, decide então largar a sua profissão para construir junto com Adelaide uma grande organização de Vendas Diretas.

Em 1988, Adelaide e Francisco, motivados pelas conquistas de seus sonhos, resolveram expandir a oportunidade que tiveram para o maior número de pessoas e, com a ajuda do filho mais velho – Sandro Rodrigues, decidiram iniciar o próprio negócio de vendas diretas no ramo de cosméticos. Em uma garagem, Adelaide, Francisco e Sandro fabricavam e embalavam seus próprios produtos.

O Grupo Hinode chegou recentemente à Extrema com seu primeiro centro de distribuição.

Tembici

Certamente você já viu as bikes laranjas disponibilizadas para os clientes de um grande banco brasileiro. A empresa encarregada de fabricar as bikes e gerir o sistema é a Tembici, empresa recém chegada a Extrema.

A Tembici segue o caminho da Economia Compartilhada, assim como UBER e Air BNB, onde o consumidor não é dono do bem, apenas utiliza por algum tempo. A Economia Compartilhada é uma espécie de tendência nos hábitos dos consumidores, de dividir o uso (ou a compra) de serviços e produtos, em uma espécie de consumo colaborativo. Ou seja, em alguns casos pode-se falar mesmo em um novo modelo de consumo.

FAEX – Faculdade de Extrema

Em 1999, a ideia de ter uma faculdade em Extrema parecia loucura. Mas, assim, como em toda boa história de empreendedorismo é preciso mesmo uma dose de loucura para ir além dos limites. Hoje a FAEX não só é uma forte realidade em Extrema, como inaugurou recentemente uma unidade de atendimento em Cambuí.

Com excelentes avaliações do MEC e recebendo alunos de toda região, a faculdade une duas visões do empreendedorismo. Ela por si só é um negócio que disputa um mercado competitivo e em constante evolução, e, de outro lado, tem a missão de transmitir as competências, conhecimentos e habilidades que os profissionais e empreendedores do futuro devem ter.

“São empresas que unem lições muito diferentes, mas que também compartilham alguns pontos. Nasceram pequenas, venceram desafios diversos e obtiveram sucesso em seus setores. É claro que poderíamos convidar muitas outras, mas não teríamos espaço ou tempo para isto. De qualquer forma, as lições serão muitas para que os empreendedores presentes, possam se inspirar”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Adriano Carvalho.

O evento ainda guarda uma oportunidade de ouro para os participantes, haverá um momento para troca de cartões. “A vida do empreendedor é feita de oportunidades e conexões, então, conhecer gente e trocar cartões é fundamental para enriquecer a rede de contatos”.

Para o prefeito João Batista, nunca se falou tanto sobre empreendedorismo em Extrema como neste ano. “Foram inúmeros cursos, palestras e encontros realizados por diversos parceiros como o SEBRAE, a ACIEX e as secretarias de Turismo e Desenvolvimento. Nosso compromisso é ofertar estas oportunidades, cabe ao empreendedor aproveitar ao máximo. Absorver o conhecimento, colocar em prática no seu dia a dia, os resultados virão com certeza”.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam