Inscrições deverão ser feitas pelas escolas até o dia 31 de março
Para que os estudantes possam participar, as escolas devem se inscrever no torneio. As inscrições das escolas públicas de todo o país devem se feitas, exclusivamente, pela internet, no site da competição, a partir do preenchimento da ficha de inscrição.
A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas.
Calendário
Com três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), a OBMEP é dividida em duas fases.
Para a primeira fase da Obmep, cada escola indicará na ficha de inscrição apenas o número total de seus alunos inscritos em cada nível. Não há inscrição individual de alunos. As inscrições das escolas podem ser feitas até o dia 31 de março. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 02 de junho.
Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas indicar, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase. A aplicação das provas da 2ª etapa será no dia 12 do mesmo mês.
A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015.
Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática pura e Aplicada (Impa) voltada para o Ensino Fundamental e Médio. Promovida com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A Obmep foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Atualmente, a OBMEP mobiliza mais de 18 milhões de alunos de, aproximadamente, 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).
Clique aqui e confira a programação da Obmep 2015.
Minas na liderança
Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada.
Fonte: www.educacao.mg.gov.br
No site www.obmep.org.br, você encontra mais informações sobre a Obmep e também material didático com provas e soluções, banco de questões, apostila, vídeos e muito mais, para complementar os estudos.
Foto: Reprodução