A Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura oficial do Outubro Rosa ontem, sexta-feira, dia 07, às 09h, na Praça Senador José Bento. No local foi realizada palestra com uma médica especializada em saúde da mulher, falando sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. Houve depoimento de pessoa que passou pelo tratamento e foram montadas tendas para a oferta de serviços como teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, Hepatite B e Hepatite C.
Ao longo do mês serão realizadas diversas atividades, com palestras nos postos de saúde e empresas. Mulheres de 50 a 69 anos podem agendar suas mamografias diretamente nos centros de saúde. Também estão sendo oferecidos testes de HIV e sífilis.
O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce deste tipo de câncer e desmistificar conceitos em relação à doença, enfatizando a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.
O Outubro Rosa
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.