Foram apreendidos 17 animais de raça no Jardim Lago do Moinho
Na terça-feira (07/07), em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foram apreendidos 17 cães que eram usados para comercialização. Foi constatado que se tratava de um canil clandestino de comercialização das raças Spitz e Chow Chow, localizado no bairro Jardim Lago do Moinho, com rede social de venda, atuando no mercado há anos sem qualquer regulamentação.
A equipe da Divisão de Bem-Estar Animal foi acionada para vistoria e avaliação dos animais. Ao avaliar o local, foram constatadas diversas irregularidades, dentre elas: pisos inadequados, grande número de animais por metro quadrado, ausência de solário, bebedouros vazios e grande quantidade de dejetos. No total, tratavam-se de 17 animais de raça, sendo apenas 4 castrados, o que confirmou a finalidade de mantê-los apenas para procriação e comercialização.
Os animais foram recolhidos pela da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde foram submetidos a exames físicos e ultrassonográficos.
Devido a constatação de maus-tratos, foi realizado um boletim de ocorrência, de acordo com a Lei Municipal 4311/2012, e autuação com multa no valor de R$ 8.958,15. Os animais permanecerão sob guarda e responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Lembrando que o comércio de animais não é proibido desde que sejam seguidas normas federais, estaduais e municipais. Maus-tratos contra animais é crime, passível de multa e prisão.
A Prefeitura informa que os animais provenientes da apreensão do canil clandestino estão sob a guarda da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e no momento não serão doados.
De acordo com a Secretaria, os animais estão com a saúde debilitada e passando por tratamento. Mais informações sobre a possível adoção dos animais serão informadas após finalização do processo administrativo.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista