Ação de retirada dos pertences de moradores em situação de rua é realizada

moradoresderua1_braganca moradoresderua2_braganca moradoresderua3_braganca

 

No dia 28/01, a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista/SP, realizou uma ação de retirada dos pertences dos moradores em situação de rua em diversos pontos da cidade.

O primeiro local a ser fiscalizado foi a Praça do Rosário. Na localidade havia três moradores em situação de rua que não estavam com colchões, cobertores e utensílios. Um deles foi encaminhado para o (CRAS) Centro de Referência de Assistência Social, do Centro para receber o auxílio transporte e retornar ao município de sua residência.

Os moradores em situação de rua que vêm de outros municípios são encaminhados ao CRAS para passarem por uma avaliação e responderem a um questionário. Depois desse processo, o Poder Público entra em contato com o familiar e a passagem do transporte é concedida.

Em sequência, foi visitada a praça próxima ao Ciles Maria Teixeira Galasso, no bairro Jardim Santa Libânia. No local, duas pessoas foram orientadas a irem ao Albergue Municipal, localizado na Rua Vicente Sabella, nº 860, no Jardim Recreio, e os pertences foram recolhidos.

Também foi verificado um imóvel abandonado na Avenida José Domingues, no Centro, e que havia no lugar muitos pertences de moradores em situação de rua. No entanto não foi encontrado ninguém no local.

Na Avenida José Gomes da Rocha Leal, um imóvel abandonado foi inspecionado e nele estavam dois moradores em situação de rua com diversos pertences, inclusive televisão e monitor de computador. O prédio está com energia e água cortadas, mas os moradores já tinham acumulado uma grande quantia de objetos. As duas pessoas não quiseram ir ao albergue e, em razão disso, assinaram um documento de recusa.

Por fim, a ação terminou com a visita no antigo prédio do Hospital Unimed, no Lago do Taboão. Nele um morador de situação de rua foi encontrado e seus pertences foram todos recolhidos. Ele também se negou a ir ao Albergue e assinou o documento de recusa.

A equipe realiza a abordagem social três vezes por semana, por meio de atendimentos com equipe psicossocial, com o objetivo de promover a essas pessoas o acesso aos sistemas sociais básicos, como: família, moradia, educação, trabalho, saúde, entre outros. Nesta semana, outra ação de retirada de pertences será realizada novamente.

Caso algum morador em situação de rua esteja causando incômodo, o munícipe deverá ligar para o número 153 da Guarda Municipal ou solicitar por escrito a intensificação de ronda no local.

 

Foto: Reprodução/DIMP/PMBP

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>