No próximo dia 14 de novembro, será realizada na cidade de Extrema uma ação independente de plantio de mudas de árvores. A ação Médico da Terra está em sua segunda edição e contará com a participação de pessoas de diversas formações acadêmicas vindas da capital paulista com o intuito de contribuir com a preservação da vida e o cuidado com a natureza.
Além das que estarão presentes, a ação conta com a atuação de pessoas que não poderão comparecer no dia em questão, mas que vêm colaborando ativamente para a realização do plantio.
A proposta é idealizada pelo Projeto Médico Pedagógico e Social Sol Violeta. Realizado há 29 anos em São Paulo, o Sol Violeta atua em diversas frentes junto à comunidade. Ana Maria Silva, médica e responsável pelo projeto, conta que o desenvolve desde sua formação, levando as ações para as pessoas através de palestras, vivências, viagens, tratamentos, entre outros.
Para a realização do Médico da Terra, serão plantadas 50 mudas, entre árvores nativas, frutíferas e floradas em um propriedade particular. “É um trabalho de ação conjunta, de estar junto às pessoas, um trabalho de convivência”, destaca Ana Maria. “Trata-se de uma ação entre amigos, com a visão de resgate de consciência, preservação da natureza e restauração da terra.”
De acordo com ela, as mudas serão adquiridas através de uma divisão entre os próprios realizadores do projeto.
Além da ação do plantio, ao longo do dia, a programação contará com momentos de interação, rodas de música e conversa para que os presentes compartilhem suas vivências sobre a ação, além das refeições, que serão baseadas em alimentos orgânicos.
Ana Maria conta ainda que o projeto tem um objetivo maior, de “trazer a questão essencial da vida humana para a Terra”, através de um cunho espiritualista, de cuidado e amor para com a Terra e para com o todo.