Iniciativa possibilitará que empresas, instituições financeiras, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas interessadas administrem áreas verdes do Município.
A Administração do Prefeito Jesus Chedid e Amauri Sodré, pensando na extensão das áreas verdes do Município e nos cuidados e atenção constantes que a manutenção desses espaços exige, institui o Programa Adote o Verde na cidade visando a conservação de parques, praças, jardins, canteiros centrais de avenidas e demais áreas verdes públicas. A ação envolverá a preservação ambiental e embelezamento da cidade.
A Lei Municipal nº4647/2018 foi publicada na última edição da Imprensa Oficial do Município e possibilitará que empresas, instituições financeiras públicas ou privadas, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas interessadas administrem essas áreas.
A Secretaria Municipal de Serviços, por meio da Divisão de Parques e Jardins, auxiliada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Divisão de Desenvolvimento Urbano, administrará o programa e cuidará de sua divulgação junto aos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços instalados no município.
Os interessados em adotar áreas verdes deverão requerer ao Gabinete do Executivo, especificando a área de interesse, a localização de sua empresa e possíveis melhoramentos que queiram realizar na área pleiteada, apresentando projeto de paisagismo.
A empresa, entidade ou pessoa a quem for atribuída a administração da área verde deverá conservar o verde existente, bem como replantar grama, plantas ornamentais e árvores quando necessário, com material, mudas e pessoal próprios, podendo implantar novos equipamentos, desde que autorizados pela Prefeitura. Em contrapartida, poderão instalar uma ou mais placas de publicidade, bem como explorar atividades relacionadas ao comércio de produtos alimentícios, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Poder Executivo.
Fonte: DIMP – Bragança Paulista