Administração intensifica atividades no Centro POP

site-centro-pop

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), e o Centro de Referência Especializado em População de Rua – Centro POP, tem atuado constantemente nos serviços de apoio e monitoramento social das pessoas em situação de rua.

Desde o início da Administração, a equipe do Centro POP tem trabalhado arduamente no processo de saída de pessoas em situação de rua para possibilitar condições de vida digna a todos os cidadãos, por via de encaminhamento para consultas, retirada de 2ª via de documentos, mercado de trabalho e inserção em cursos profissionalizantes.

O Centro também encaminha para cadastro em programas sociais, atendimento psicossocial, investigação social para voltarem ao convívio familiar, além de banho, café da manhã e café da tarde.

Na nova gestão, o Centro tem passado por aprimoramentos na estrutura de serviços oferecidos, como o cardápio das refeições e a abordagem noturna em dias alternados. Também minimizou burocracias para reverter a situação dos atendidos, como disponibilidade de carros oficiais, atendimento diferenciado no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e oferta de cursos profissionalizantes no Centro de Acesso às Tecnologias e Inclusão Digital (CATEC), estes últimos em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A secretária do SEMADS, Margarete da Silva Gonçalves Alvarenga, informa que a questão da pessoa em situação de rua é prioridade na Administração de Jesus Chedid e Amauri Sodré. O apoio a essas pessoas é realizado com a parceria efetiva das equipes de saúde, segurança e assistência social, mas ela ressalta que a população tem papel fundamental no acionamento da abordagem social, “É importante diferenciar pessoas que fazem o uso da rua e pessoas que estão de fato em situação de rua”.

De janeiro a maio deste ano, cerca de 70% da população de rua pôde retomar vínculos familiares e comunitário, graças as investigações sociais e a rede de apoio oferecida pela Prefeitura, por meio da SEMADS.

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

site-centro-pop-2

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>