Objetivo é viabilizar recursos de 30 milhões de reais para obras no município
Na última sexta-feira (11/05), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Cristhian Conte, representando o Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré esteve em Brasília, no Ministério das Cidades, em reunião com Diretor de Financiamentos de Projetos de Saneamento Sérgio Wippel. A reunião foi agendada por intermédio do Deputado Estadual Edmir Chedid, que acompanha as tratativas desde o início. O objetivo foi cadastrar nova proposta visando recursos para o combate a enchentes. A Administração Municipal segue empenhada na viabilidade de concretizar grandes obras de drenagem no município que resolverão os problemas enfrentados com as enchentes e alagamentos.
A Administração Municipal tem desenvolvido uma série de ações para viabilizar o recurso. Muitas foram as ações e iniciativas do Prefeito Jesus Chedid e do Deputado Estadual Edmir Chedid, que tem tratado essa demanda com afinco e determinação, apoiando a Administração Pública de Bragança Paulista nesta causa de comoção social que afeta milhares de pessoas. Nas audiências em Brasília, o Executivo acredita ter encontrado retornos positivos e a solução para os problemas mais próxima da realidade.
Para o Executivo, a reunião desta sexta-feira possibilitou mais um passo para a viabilização do recurso. Para os técnicos do Ministério das Cidades, o projeto é viável e acreditam que o município tem grande chance de conseguir contratar o financiamento de aproximadamente 30 milhões de reais.
Sobre os recursos – Para o combate das enchentes no município, a Administração Municipal tem desenvolvido diversos estudos e projetos que viabilizem as obras.
A Prefeitura de Bragança Paulista tem protocolado e cadastrado no órgão os projetos de macrodrenagem da cidade, toda documentação levantada e o alinhamento com o Ministério. Nessa linha de crédito pleiteada, a Prefeitura busca o investimento de cerca de 30 milhões de reais para resolver os problemas do município com obras que contemplam a construção de bacias de amortecimento, construção de um canal seco, o rebaixo de tubulações, limpeza de córregos e contenção das margens dos córregos.
As bacias de amortecimento seriam implantadas na altura da Luigi Picarelli, do Lago do Orfeu e da Avenida Europa e teriam capacidade para reter 30 minutos de chuva intensa (60 mil metros cúbicos). O canal seco seria construído na altura do Jardim Califórnia com a função de amortecer e diminuir o fluxo de água que vai para o Lavapés. A contenção das margens dos córregos seria feita em 6,8km de extensão.
São obras que atravessariam a cidade, com cerca de 13 quilômetros de intervenção e canalização até o Rio Jaguari, com os piscinões, fariam o escoamento gradual a água. Essa grande empreitada da Administração Municipal beneficiaria, diretamente, cerca de 26 mil pessoas, além de toda a cidade. A previsão é que a aprovação saia ainda em 2018, possibilitando que as obras começassem no início de 2019.
Foto: Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Cristhian Conte; Jaqueline Almeida Oliveira – Analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades; Sérgio Wippel – Diretor de Financiamentos de Projetos de Saneamento do Ministério das Cidades
Fonte: DIMP/Bragança Paulista