O evento contou com participação de especialistas na área para melhorar o atendimento à população.
Na última segunda-feira (30/04), a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou curso sobre Regulação Médica nas Urgências para médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, da Regional de Bragança.
O objetivo do curso foi discutir a forma correta de atendimento, a importância da tomada de decisão do médico regulador, as dificuldades enfrentadas no dia a dia, os desafios do SAMU 192 e a reorganização do serviço na região.
Para compor a mesa de discussão e avaliações de casos, esteve presente o advogado especialista em Responsabilidade Médicas, Júlio Acedo, o Delegado Superintendente da Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Carlos Rosa e o Consultor Técnico da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Antonio Onimaru.
Na ocasião, foram realizadas simulações de atendimentos com diversos tipos de chamados (ligações) e situações. Ao final de cada simulação, as questões legais e a qualidade do atendimento da Regulação Médica eram discutidas, abordando os pontos positivos e negativos de cada tomada de decisão do médico regulador.
O curso visou melhorar o atendimento, sanar dúvidas e oferecer mais segurança no momento de escolha referente a qual tipo de ajuda enviar. O SAMU Regional de Bragança 192 possui ambulâncias de suporte avançado com médico, enfermeiro e condutor socorrista, suporte básico com técnico de enfermagem e condutor socorrista e ambulâncias de transporte.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista