A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, visitou na última terça-feira, dia 24 de julho de 2018, o Município de São José do Rio Preto, visando ação intermunicipal para implantação de melhorias na Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos da Construção Civil no Município de Bragança Paulista.
O Secretário Alexandro de Souza Morais e técnicos da SMMA estiveram em São José do Rio Preto, que foi o município modelo do Simpósio de Gestão de Resíduos Sólidos de Medellin, na Colômbia. Gerenciado em parceria com a CETESB, o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos da Construção Civil – SIGOR tem em São José do Rio Preto um projeto que ganhou destaque internacional.
O SIGOR é uma ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão dos resíduos sólidos da construção civil, desde a sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias, permitindo o gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos do Estado de São Paulo.
Na ocasião, ressaltaram que a prática do descarte inadequado dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) provoca sérias e danosas implicações socioambientais e econômicas no Município e que a implementação de soluções mais eficazes torna-se essencial.
Com base no Sistema para a Gestão Sustentável de Resíduos da Construção e Resíduos Volumosos de São José do Rio Preto, a Administração Municipal de Bragança Paulista pretende criar mecanismos voltados à facilitação da correta disposição, ao disciplinamento, controle, monitoramento e fiscalização dos fluxos e dos agentes envolvidos e à destinação adequada dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos gerados no Município, assegurando o descarte ambientalmente correto.
“Rio Preto é referência na gestão de Resíduos Sólidos e nosso Município tem muito a ganhar se espelhando nesse projeto de sucesso. Bragança Paulista precisa avançar na conscientização da população sobre os descartes irregulares e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretarias afins estão trabalhando para esse avanço”, afirmou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais.”
Fonte: DIMP/Bragança Paulista