A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, realizou cinco dias de festa com shows a noite e matinês no domingo e na terça-feira.
Preocupação de muitos foliões por conta do cancelamento da festa em cidades vizinhas, o evento não teve nenhum grande problema envolvendo a segurança da população. A Polícia Militar atendeu sete ocorrências durante todo o Carnaval, dentre elas duas apreensões de drogas e uma detenção por embriaguez ao volante.
“Felizmente tivemos um Carnaval muito tranquilo e seguro. A Polícia Militar atendeu poucas ocorrências e nos preocupamos em reforçar o número de profissionais contratados para suprir qualquer possível problema. Todo mundo pode se divertir e curtir a festa que preparamos”, disse o prefeito Edmar Dias.
Na semana passada, o prefeito esteve em Belo Horizonte e se reuniu com o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, para pedir o aumento de efetivo durante a festa. A solicitação foi atendida e cinco novos policiais militares trabalharam no município durante o evento. “Gostaria de agradecer o coronel Helbert e o Tenente Nunes por terem atendido nossa solicitação e nos ajudado a dar ainda mais segurança para os foliões”, disse Edmar.
O comerciante Fernando Rosa, dono de uma lanchonete na Praça Benjamim Guilherme de Macedo, onde a festa foi realizada, relata que não tiveram nenhum problema com segurança. Ele também diz que as vendas foram boas e que percebeu muitos foliões de outras cidades, mas os moradores de Camanducaia foram os que mais consumiram. “Vendi 60% do que me preparei”, conta.
A Secretaria de Saúde disponibilizou uma ambulância para ficar de plantão durante a realização da festa. Nas cinco noites, foram levadas dez pessoas embriagadas para atendimento na Santa Casa de Camanducaia. Os profissionais da Saúde ainda distribuíram 150 preservativos e fizeram ações para orientação sobre doenças infeto contagiosas.
O jornalista e produtor de eventos Alex Godoi Pinheiro é morador de São Paulo e veio curtir o Carnaval de Camanducaia com outros 15 amigos. Eles alugaram um sítio no bairro da Pinguela e curtiram a folia na Praça da Matriz. “Foi muito legal, todos gostaram. O saldo foi muito positivo. Parabéns pela organização”, completou.
Também foi realizado o trabalho de limpeza diária no local da realização do show. A Secretaria De Obras disponibilizou 10 funcionários para a manutenção das ruas. Foi feito um trabalho de varrição e limpeza com o caminhão pipa. Nesta quarta, foi realizada uma lavagem nas ruas no entorno do centro da cidade.
Monte Verde, muito procurado por turistas que buscam tranquilidade e sossego, registrou 80% da lotação de hotéis e pousadas. “As pessoas buscam um Carnaval mais tranquilo quando viajam a Monte Verde, e encontram. Recebemos muitos casais com crianças, famílias. Mesmo nesse momento de crise, foi possível perceber que os restaurantes estavam cheios”, explica o prefeito Edmar Dias.
Fonte: Ascom – Câmara de Camanducaia