Giovani Dias representa o sul de Minas como o único competidor estudante de escola estadual
A jornada vitoriosa da Escola Estadual Odete Valadares começou com a participação de 43 alunos na OBA (Olimpíada de Astrofísica e Astronáutica) nacional, competindo entre 924.969 candidatos.
Nesta primeira competição, o aluno Giovani Dias conquistou medalha de ouro. Destes, foram convidados 28.967, dos quais, depois de uma prova online, restaram 11.182. Na segunda prova online, o aluno Yan ficou entre os 7.539; Ryan Mohamed ficou entre os 3.709 na terceira prova. E Giovani passou pelas três etapas, chegando até Barra do Piraí/RJ, onde competiu com 157 aprovados para a etapa presencial.
Nesta última, tivemos a presença de apenas quatro alunos do estado de Minas Gerais, um do CEFET, outros dois de escolas particulares, e Giovani, o único de uma escola estadual, representante do sul de Minas. Seguimos na torcida, esperando o resultado.
Olimpíada de Astrofísica e Astronáutica
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) também passou a participar da organização e a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e atualmente a Furnas também delega a comissão organizadora.
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Seu objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e demais ciências, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Fonte: PRAVALER